Tecnologia BIM para fabricantes:

Obtenha vantagens competitivas com o BIM.

A aplicação de BIM para fabricantes de produtos é denominada BIM for Manufacturing ou BIM para fabricantes.
Ao usar a tecnologia de BIM para fabricantes, os fabricantes geram modelos de CAD simplificados, chamados “objetos BIM”, que contêm informações essenciais sobre o produto, como dados relacionados à manutenção, desempenho ou categoria. Ao estarem disponíveis e incluírem esse importante conjunto de metadados, é mais provável que os produtos desses fabricantes venham a ser incluídos em projetos de construção e, consequentemente, gerem mais oportunidades de negócio para essas empresas.

Uso BIM por los fabricantes

O que é a tecnologia BIM para fabricantes?

É comum que as empresas que fabricam produtos para equipamentos de construção – internos e externos – escadas ou elevadores, sistemas de ventilação ou janelas, usem um software de CAD (desenho assistido por computador) para criar modelos 3D dos seus projetos. Essa tecnologia permite reduzir os prazos de entrega e otimizar os fluxos de trabalho, mas é necessário que os fabricantes simplifiquem os seus projetos para serem compatíveis com a metodologia de BIM para fabricantes.

A tecnologia BIM para fabricantes cobre todas as necessidades dos fabricantes de produtos e oferece a estes uma maneira de converter os seus projetos em objetos 3D, compatíveis com o BIM. Estes contêm informações técnicas sobre o produto e possuem a inteligência necessária para trabalharem com o software de CAD e BIM, como o Autodesk Revit. Dessa forma, as empresas de construção que usam o software BIM podem incorporar esses produtos nos seus projetos de construção com facilidade.
Em resumo, o BIM para fabricantes permite ter um conjunto de ferramentas que cobrem todas as etapas do desenvolvimento do produto, desde a sua conceção até ao seu lançamento no mercado.

Aumente a competitividade da sua empresa

Aproveite as vantagens do BIM para fabricantes

Ao converterem os desenhos em objetos BIM inteligentes, os fabricantes de produtos têm mais possibilidades de engenheiros e contratados os incluírem nos seus projetos de construção.

O que são objetos BIM?

Objetos BIM são representações digitais de produtos e materiais de construção que podem ser introduzidos em modelos de construção inteligentes.

Os objetos BIM específicos do fabricante contêm representações 3D do produto juntamente com os metadados associados, como classificação OmniClass, material, número do modelo, conexões MEP e informações de serviço.

Vantagens do BIM para fabricantes

Criar e exportar objetos BIM

Simplifica el nivel de detalle BIM

Simplifique o nível de detalhe

Converta os modelos de produtos com elevado pormenor vindos de qualquer software de CAD de uso frequente em representações leves, adequadas para uso em modelos de construção.

Crea objetos BIM

Crie objetos BIM

Crie objetos BIM que contêm os principais atributos do produto, como metadados MEP e pontos de conexão. Em seguida, exporte-os para formatos compatíveis com o Revit e outros produtos de software BIM.

Automatiza la configuración de productos

Automatize a configuração

Acelere a configuração de produtos personalizados, com um mecanismo de automatização poderoso e fácil de usar e incorpore-os num configurador on-line ao qual as suas equipes de vendas e clientes podem aceder.

BIM para fabricantes de produtos de construção

Acelere os seus projetos e partilhe os objetos BIM com os arquitetos e engenheiros.
Os processos BIM não só ajudam inúmeras empresas em diversos setores a aumentar a produtividade, como também contribuem para aumentar a qualidade, capturar talentos criativos e a obter mais contratos.

BIM para fabricantes de productos de la construcción

Como o BIM pode ajudá-lo

Dada a crescente necessidade por BIM nos setores público e privado, a sua empresa deve avaliar a adoção do BIM.

Se a sua empresa …

  • Projeta ou fabrica equipamentos para edifícios, produtos de construção ou mobiliário para edifícios comerciais, residenciais ou públicos
  • Cria e faz a gestão de bibliotecas de produtos com outras ferramentas de projeto ou recorre a terceiros para o fazer
  • Deseja fornecer dados BIM aos seus clientes

As soluções BIM permitem desenvolver produtos com base em modelos 3D avançados, partilhar dados BIM com arquitetos, engenheiros e empresas de construção e simultaneamente obter uma vantagem competitiva.

Com a tecnologia BIM, que lugar deve o fabricante ocupar na cadeia de valor da construção?

O desenvolvimento de um edifício é um processo muito complexo e muda a cada novo projeto. Para cada novo projeto, qualquer sistema estrutural, mecânico, hidráulico, elétrico ou isolamento térmico é novo para cada modalidade e constitui um conjunto muito complexo. Por outro lado, as normas, regulamentos, qualidade e conforto variam de acordo com cada país e as suas normas (ambiental, qualidade, incêndio, …), tornando a tarefa específica e complicada.

Os produtos dos fabricantes estão no coração dos edifícios. A escolha dos produtos é o resultado dos requisitos do projeto. Os dados do produto devem poder ser interpretados e integrados nos diversos programas de desenho usados pelas empresas. Na fase operacional, o equipamento deve ser gerido pelas empresas de forma a otimizar a sua vida útil.

Portanto, é essencial uma melhor integração dos fabricantes na cadeia de valor para um melhor desenvolvimento de cada projeto. Também é essencial serem capazes de dar resposta aos problemas de qualidade e sustentabilidade que o setor da construção enfrenta. É um desafio e uma necessidade que devem ser solucionados pelas empresas e os seus fornecedores, conjuntamente.

Como pode o fabricante ocupar o seu lugar na cadeia de valor?

Em primeiro lugar, precisa de disponibilizar réplicas digitais dos seus produtos, como objetos BIM, e esta é a primeira etapa. Estes permitem a padronização no intercambio dos dados, sendo essencial que os softwares possam aceder e interpretar essas informações.

Hoje em dia, os dados não se encontram normalizados para os objetos BIM. Portanto, o fabricante deve ir mais além, proporcionando soluções para o intercambio de dados, passando assim de uma metodologia de troca de ficheiros para uma de intercambio dinâmico de dados.

el fabricante ocupar un lugar en la cadena de valor BIM

Que conselho daríamos aos fabricantes?

As empresas de arquitetura, engenharia e construção não usarão um plug-in por fornecedor para aceder aos seus objetos BIM e aos seus dados.
Assim, os fabricantes precisam de integrar os processos e ferramentas que lhes permitam trabalhar com estas empresas.
Os fabricantes ocupam um lugar na cadeia de valor da construção, quando permitem o intercambio de dados dos seus produtos e partilham as práticas para uma melhor colaboração entre fornecedores e empresas.

É aconselhável aspirar a ser o mais autônomo possível. Os objetos serão usados para mais e mais projetos, portanto, o fabricante deve ter a capacidade de poder atualizar os seus objetos BIM sem ter que passar por um terceiro. É necessário poder enriquecer facilmente os dados disponíveis nesses objetos BIM e, assim, dar resposta às necessidades dos seus clientes.

Principais programas para criar objetos BIM

O software integrado da Autodesk permite preencher a lacuna entre o projeto de produtos e as especificações para a construção:

Com a Collection para design de produtos e fabrico obtenha todas as ferramentas que operam de forma integrada no Inventor, incluindo a simulação avançada, o CAM de 5 eixos e o aninhamento, juntamente com o AutoCAD e o Fusion 360.
Veja a simbiose entre os produtos incluídos na coleção:
– Crie vários aninhamentos de lâminas e trajetórias de corte para peças planas.
– Gere caminhos da ferramenta que se mantêm sincronizados com o modelo 3D.
– Analise a tensão não linear, a dinâmica e a transferência de calor.
– Associe os seus projetos mecânicos e elétricos.
– Projete, valide e visualize plantas fabris 2D e 3D.

saiba mais

O software CAD Inventor® fornece ferramentas profissionais para projetos mecânicos 3D, documentação e simulação de produtos:
– Siga todo o ciclo de desenvolvimento do produto com um único modelo de dados.
– Realize rapidamente reconfigurações de montagens utilizando o iLogic.
– Projete de forma eficiente usando ferramentas especializadas para projetos de estruturas e chapas metálicas.

Obtenha o Inventor em uma só Coleção da Autodesk, a Collection para design de produtos e fabrico.

saiba mais

O BIM para fabricantes trás grandes vantagens competitivas e permite otimizar os seus processos

Está pronto para começar?

contatar

Se preferir, consulte um revendedor autorizado da Autodesk ou contacte o seu distribuidor IT habitual:

Sobre o Autor:

Compartilhe este conteúdo

Entradas recentes