Os programas BIM que deve conhecer:

Descubra os melhores programas BIM do mercado.

Porque deve considerar os programas BIM?

O uso da tecnologia BIM deixou de ser uma opção, tornando-se obrigatório para concursos públicos de construção . Desde 17 de dezembro de 2018, a União Europeia exigia o seu uso em projetos de construção sujeitos a financiamento público.

O objetivo desta metodologia de trabalho colaborativo para a criação e gerenciamento de projetos de construção é centralizar todas as informações do projeto em um modelo de informação digital criado por todos os seus agentes. Nesse sentido, o uso do BIM vai além das fases de design, desde a execução do projeto até o gerenciamento do projeto, reduzindo os custos operacionais.

Diferenças entre os programas CAD e BIM

Existem diferenças importantes ao executar um projeto por meio de CAD ou BIM. A seguir, explicaremos alguns deles, para entender o que essa mudança no setor significa:

Conceito do termo CAD e BIM

Existem diferenças importantes ao executar um projeto por meio de CAD ou BIM. A seguir, explicaremos alguns deles para entender o que essa mudança implica.

Metodologia de trabalho do BIM

Com a chegada do BIM, todos os membros do projeto podem colaborar no mesmo modelo, em qualquer lugar e hora, algo que não ocorreu no software CAD. Isso implica em uma comunicação mais fluida com todas as partes que compõem o projeto, uma vez que trabalham no mesmo ambiente.
Além disso, os programas BIM oferecem a possibilidade de detectar erros antecipadamente para resolvê-los antes da fase de construção.

Ciclo de la vida do projeto

O uso da metodologia BIM permite rastrear todo o ciclo de vida do projeto – desde o início do projeto até o fim – enquanto com o CAD isso não é possível.

Gestão de informações e documentação

Um projeto de engenharia gera uma enorme quantidade de dados. É essencial manter uma gestão completa de documentação para não perder informações ao longo do caminho. Se com o CAD os arquivos criados são independentes entre si, com programas que usam a metodologia BIM, tudo o que é gerado pode ser gerenciado através de bancos de dados dentro do próprio modelo. Nesse sentido, a gestão de informações entre os trabalhadores é muito mais eficiente.

Qual é o melhor programa BIM do mercado?

Nesse ponto, o mais normal é perguntar quais programas BIM posso aprender a usar, para que o investimento de tempo dedicado a essa nova metodologia de trabalho seja o mais bem-sucedido possível. Apresentamos os melhores programas BIM da Autodesk:

BIM 360

O BIM 360 não é por si só um programa, se não uma plataforma unificada, que permite conectar equipamentos e dados em tempo real, para colaborar compartilhando os projetos, dando suporte à tomada de decisões e levando a resultados mais previsíveis e lucrativos. O BIM 360 conecta pessoas, dados e fluxos de trabalho para permitir uma visão geral do projeto para fazer correções e ajustes em qualquer estágio.

Principais funcionalidades do Autodesk BIM 360

Gestão da construção
Permite prever riscos de segurança, automatizar tarefas e reduzir processos para controlar os custos e cumprir com o cronograma.

Informações centralizadas
Centralize os dados do seu projeto e obtenha as informações necessárias em tempo real, em qualquer lugar.

Ciclo de vida do projeto
O trabalho compartilhado permite que as equipas multidisciplinares sejam coautoras de modelos compartilhados do Revit, visualizem cada atualização e gerenciem dados ao longo do ciclo de vida do projeto.

Inovação
Conecta e estrutura os dados de projetos individuais digitalmente, criando informações acionáveis ​​para uma melhor tomada de decisões de negócios.

Funciones de BIM 360
Descubra o Autodesk BIM 360 ▷
BIM 360

Melhore os resultados dos seus projetos com o programa BIM multidisciplinar. Use o software Revit® para produzir projetos e documentação de construção baseados em modelos consistentes, coordenados e abrangentes.
Ofereça trabalho de alta qualidade e permaneça competitivo graças ao programa Revit, que oferece poderosos fluxos de trabalho BIM.

Principais funcionalidades do Autodesk Revit

Funciones de BIM 360

Capture o propósito do seu projeto 3D com eficácia
Atualize planos, elevações, seções e vistas automaticamente em 3D.

Colabore e coordene equipas multidisciplinares
O Revit inclui ferramentas para profissionais dos setores de arquitetura, engenharia MEP, estruturas e construção. Os colaboradores usam o trabalho para compartilhá-lo no mesmo projeto.

Simule e conecte-se na nuvem para melhorar o design
Personalize e estenda os fluxos de trabalho e conecte equipas e dados do seu projeto na plataforma BIM 360.

Descubra o Autodesk Revit ▷

Quer conhecer os melhores programas BIM do mercado?

contatar

Sobre o Autor:

Compartilhe este conteúdo

Entradas recentes