Testemunho BIM 360 | PLANO Engenharia

Novas realidades de trabalho apoiadas por tecnologia Autodesk

As alterações de negócio que ocorreram recentemente tornaram a gestão e o trabalho na PLANO Engenharia particularmente desafiante. Na nossa empresa grande parte da plataforma digital já funcionava em serviços Cloud, possibilitando o confinamento das nossas equipas e o teletrabalho em condições normais.

No entanto, no que se refere à produção BIM, a situação não foi exactamente igual. Nesse caso específico, detectámos dois problemas: por um lado, o facto de mantermos para esse produto uma solução de servidor local, devido à dimensão dos ficheiros resultantes; por outro, a limitação do número de licenças do software, que continuam a ter um peso financeiro muito grande numa empresa como a nossa.

Benefícios de trabalhar com BIM 360

A solução encontrada deveu-se essencialmente a dois acontecimentos: por um lado, o facto de em processos anteriores já termos tido contacto com o BIM 360 TEAM, embora numa perspectiva muito limitada de plataforma de troca de ficheiros; por outro lado, a campanha da Autodesk que permitiu o acesso sem custos às plataformas colaborativas BIM 360 e a adaptabilidade desista potente plataforma.

Assim, optámos pela implementação do BIM 360 Design como plataforma de trabalho preferencial nesta fase de teletrabalho, e posso dizer, com enorme sucesso.

Quatro características fundamentais para o utilizador

Sobre a plataforma em si, gostaria de salientar quatro características que me parecem fundamentais para o utilizador. Em primeiro lugar, a plataforma tem uma utilização user-friendly, factor decisivo quando precisamos de fazer uma implementação rápida. Em segundo lugar, a velocidade de processamento é muito boa, permitindo navegar nos modelos de forma fluída e sem quebras. Em terceiro lugar, as ferramentas de colaboração, que permitem a partilha de informação e a análise e revisão dos modelos e peças de projecto. Por fim, em quarto lugar, o facto de se tratar de uma plataforma na Cloud, o que nas circunstâncias actuais facilita todo o processo.

Para além das características de funcionamento, junta-se o facto da plataforma ter uma implementação bastante simples, intuitiva, e de fácil gestão. Para os utilizadores, igualmente foi bastante fácil a adopção, lançando uma base de utilização rápida.

Com base na adopção desta ferramenta, conseguimos manter e até melhorar o fluxo de trabalho, fomentando o trabalho em colaboração, sendo que tal ocorreu sem qualquer custo adicional, altamente indesejado nesta altura. Estamos convictos que no futuro continuaremos a manter esta plataforma como base do nosso trabalho, assumindo o seu custo, o que nos permitirá manter os nossos níveis de qualidade e eficiência na resposta às solicitações dos nossos clientes.

Funcionalidades do Autodesk BIM 360

Disminuir erros em projetos de construção

O Autodesk BIM 360 vai ajudar a economizar tempo, reduzir os riscos e diminuir erros em projetos de construção. Esta é a ferramenta que foi criada a pensar em todos os elementos da equipa: desde o projeto até a construção, para que todos tenham acesso à versão correta dos documentos e plantas das obras.

O atraso nas obras custa dinheiro e tempo

“A Autodesk está criando uma nova ordem mundial para a gestão no setor da construção”, disse Amar Hanspal, vice-presidente sénior de produtos da Autodesk. “O atraso nas obras custa dinheiro e tempo aos ofícios da construção civil”. A Autodesk viu o desafio, possui a experiência, e está entregando algo que pode ser um passo à frente para a indústria.

Liga os membros da equipa do projeto de construção de forma colaborativa

O Autodesk BIM 360 liga os membros da equipa do projeto de construção de forma colaborativa por meio de acesso em tempo real para documentos de construção ao longo do ciclo do projeto.

Os seus recursos incluem conexão da experiência 3D e 2D

Os seus recursos incluem conexão da experiência 3D e 2D, permitindo que assim que os utilizadores interajam com modelos em vistas 2D e visualizá-los em 3D na mesma página, e vice-versa; processos de controle de acesso baseado em permissão e aprovação para gerir a atualização e criação de documentos, evitando assim informações desatualizadas.

Para aconselhamento, entre em contato connosco:

CONTATAR

Sobre o autor:

Powered by:

Entradas recentes