O BIM pode ajudar a sua empresa na transformação digital:

O sector AEC procura cada vez mais a eficiência e a rentabilidade através da otimização dos processos

A transformação digital deixou de ser algo que estava bem se ter, para se tornar obrigatória em todas as fases do projeto e da construção. Um estudo recente do FMI analisou a digitalização no setor da construção e identificou que 52% de todo o retrabalho é causado por dados deficientes e por falta de comunicação.
Numa semana de trabalho, os funcionários da construção gastam em média 14 horas a procurar dados ou informações dos projetos, lidando com erros e com resolução de conflitos, ou seja, cerca de 35% do seu tempo é gasto em trabalho não produtivo.

O sector procura cada vez mais a eficiência e a rentabilidade através de processos otimizados, e a metodologia BIM reúne o conjunto de processos, tecnologias e políticas que podem gerir os dados de um projeto ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício, desde a sua conceção.

Como o BIM pode ajudar a sua empresa na transformação digital

É por esta razão que o BIM desempenha um papel fundamental, porque a sua implementação permite responder às necessidades do sector para uma gestão mais eficiente e competitiva. A metodologia visa aumentar a produtividade, melhorar o desempenho e a qualidade dos projetos, antecipar erros e omissões com o objetivo de reduzir custos e evitar atrasos.

O BIM promove a qualidade no mercado

A mais avançada tecnologia para a modelação de informação de construção (BIM) e os ambientes de dados comuns (CDE), vão permitir às empresas do setor realizar grandes projetos de arquitetura e engenharia:

• Prevendo milimetricamente os gastos totais.
• Permitindo trabalhar cada centímetro de espaço do projeto.
• Permitindo quantificar quantos profissionais serão necessários.
• Quantas portas, janelas e parafusos serão necessários.
• Quanto material será utilizado em todas as etapas da construção.
• Os tempos de cada etapa, etc

Os próprios donos de obra terão um particular interesse na metodologia porque poderão planear melhor os gastos nos seus investimentos do inicio ao fim.

Um ambiente de dados comuns (CDE) aproveita todo o potencial da colaboração e produtividade das equipas de projeto na AEC, desde a conceção à construção.

Um CDE garante que os dados do projeto e da construção estão disponíveis, acessíveis e intercambiáveis para todas as partes interessadas e intervenientes no projeto, unificando e padronizando os processos BIM dentro de uma estrutura com regras e melhores práticas. Estima-se que a implementação de uma solução Cloud pode reduzir em 15% o custo do ciclo de vida de um projeto, e reduzir em 30% o tempo de construção.

“Não há dúvidas sobre o“ carácter inovador ”que o BIM implica, e que a sua utilização implica, sem dúvida,“ o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos produtivos”.

Vídeo: A importância dos dados na sua empresa

Vídeo: Implementar o BIM com sucesso

Se estiver interessado em saber mais sobre como o BIM pode ajudar a sua empresa na transformação digital, preencha este formulário para que um especialista possa ajudá-lo a tornar a digitalização da sua empresa numa realidade e fazer da sustentabilidade a chave do seu sucesso.

Para aconselhamento preencha o seguinte formulário:

Sobre o Autor:

Compartilhe este conteúdo