Principais diferenças entre o AutoCAD e o Zwcad:

Escolha o software de desenho de CAD mais adequado

Comparação entre o AutoCAD e o Zwcad

Se tem dúvidas sobre a utilização das ferramentas de CAD entre o AutoCAD e o Zwcad, neste artigo descreveremos as características de cada um desses aplicativos, incluindo as suas capacidades como as ferramentas de projeto.

Antes de fazer a comparação, é importante entender quem está por trás de cada um destes 2 produtos.

O fabricante por trás de cada

O AutoCAD é o principal produto da empresa norte-americana Autodesk Inc. e está no mercado há mais de 38 anos, inovando ano após ano. Com um portefólio de produtos significativo e em crescimento no mercado, a Autodesk continua a lançar novos produtos, adaptados a nichos e necessidades específicas de mercado. Além disso, tem milhões de utilizadores espalhados pelo mundo.

O Zwcad pertence à empresa chinesa Zwsoft, que está no mercado há 22 anos e desenvolve soluções de software de fabrico assistido por computador (CAD) e de fabrico assistido por computador (CAM) em 2D e 3D. Embora o seu software seja vendido globalmente, os seus principais clientes estão na China e noutros países APAC.

Suporte ao formato de ficheiro DWG

Uma vez que o formato de ficheiro «.dwg» foi criado pela Autodesk para o AutoCAD, trabalhar com este software é a forma mais eficiente e precisa de editar e ver ficheiros DWG. Os clientes podem contar com o AutoCAD para fornecer fidelidade e compatibilidade de dados, sendo líder de mercado para o DWG, em todas as plataformas, em todos os formatos desde 2000, e em outros programas da Autodesk.

A Zwcad suporta ficheiros “.dwg” e funciona corretamente com esses ficheiros. Mas lembre-se que nunca terá maior compatibilidade do que o próprio fabricante da Autodesk.

A diferença pode ser segundos, mas se adicionarmos segundos ao longo de um ano, podemos estar a falar de muito dinheiro.

Comunidade de Utilizadores e Aplicações de Terceiros

O AutoCAD permite uma personalização sem precedentes e conta com uma comunidade de mais de 8 milhões de utilizadores, 2.200 programadores externos e mais de 2.800 aplicações prontas para o AutoCAD. Tutoriais, documentação e suporte são extensos e rapidamente disponíveis através da Autodesk Knowledge Network, Autodesk Forums, Autodesk Expert Elite, Autodesk University e websites de terceiros.

A Zwcad, por outro lado, tem 201 aplicações criadas por programadores externos e não chega a um milhão de utilizadores.

Conjuntos de ferramentas especializadas para a indústria

Os clientes que subscreverem o AutoCAD têm acesso a sete conjuntos de ferramentas especializadas, criados especificamente para a indústria de desenho de arquitetura, mecânico e elétrico, entre outros. Estes conjuntos de ferramentas automatizam os fluxos de trabalho, e os clientes poupam até 55% ou mais do seu tempo.

  • Aceda a bibliotecas com mais de 750.000 objetos e peças inteligentes para desenhar rapidamente.
  • Automatizar operações comuns como criar cortes ou alçados e gerar listas de materiais.
  • Utiliza um fluxo de trabalho baseado em regras para impor com precisão os padrões da indústria.

Por seu lado, o Zwcad apenas tem disponível o conjunto de ferramentas mecânicas, separadamente, com um preço de licença perpétua de $1.799 (mais $360 por ano em manutenção).

Para que plataformas estão disponíveis?

AutoCAD Zwcad
O AutoCAD é uma experiência integrada de aplicações que funcionam perfeitamente em todas as plataformas. Os clientes obtêm a conhecida aplicação de desktop AutoCAD, com versões baseadas em nuvem sobre a web e mobile: O Zwcad para acesso móvel e web requer compras separadas para além do software ZWCAD:
Aplicação móvel AutoCAD: edite e aceda aos seus desenhos mais recentes no local de trabalho ou na obra, diretamente de qualquer dispositivo móvel com a melhor interface tátil da sua classe. A aplicação móvel CAD Pockets é oferecida nos níveis Free and Premium (80 euros por ano), com diferentes níveis de funcionalidade de edição.
Aplicação web AutoCAD: use o AutoCAD em qualquer navegador web. CAD Pockets Collaboration (380 euros por ano para 5 postos de trabalho) permite o acesso à Web, mas não permite editar ficheiros DWG.
Versão PC:  a aplicação web é apoiada pela tecnologia de navegador WebAssembly de última geração e é finalista da Fast Company na categoria De Experiência de Utilizador nos Prémios Innovation by Design.

Acessibilidade aos dados

Ter a flexibilidade para trabalhar com os dados em todos os produtos e soluções de armazenamento é fundamental para os clientes.

No caso do AutoCAD:

• A Autodesk Drive permite que os clientes armazenem vários tipos de ficheiros que podem ser acedidos, visualizados e utilizados em todo o ecossistema do programa Autodesk.
• As integrações com o OneDrive, Box, Dropbox e Google Drive permitem que os clientes abram qualquer ficheiro DWG com a aplicação web AutoCAD diretamente dentro das plataformas web destes fornecedores de armazenamento.

Quanto à Zwcad, as capacidades adicionais de armazenamento e partilha na nuvem requerem uma subscrição adicional de “CAD Pockets“.

Preços e tipo de licenças

O AutoCAD já não está disponível como uma licença perpétua, mas o Zwcad só pode ser comprada como uma licença perpétua. O AutoCAD está disponível em formato de subscrição, ou seja, aluga-se todos os anos para o utilizar, e desta forma está sempre atualizado, é como se apenas pagasse todos os anos para o atualizar, e desta forma está sempre a usar a mais recente tecnologia disponível

O AutoCAD tem um preço anual de 1.840 euros, e se o comprar a 3 anos o preço anual seria de 1.657 euros. O Zwcad Pro tem um preço de 765 euros.

Pode parecer que o Zwcad é mais barato, mas para as quais precisa de funcionalidades adicionais que tem de adicionar, enquanto no AutoCAD essas funcionalidades já estão incluídas. Por exemplo, a versão móvel do AutoCAD é gratuita no Zwcad, dependendo da versão que pretende terá de pagar de 80 a 380 euros por ano. Outro exemplo, se quiser as ferramentas mecânicas, no Zwcad terá que pagar 1.199 euros e depois uma manutenção de 240 dólares por ano.

Conclusões finais

Tendo feito a comparação e tendo em conta alguns aspetos adicionais, poderíamos concluir que:

  • As funcionalidades oferecidas pelos programas de outras empresas remontam no tempo, no que diz respeito às mais recentes funcionalidades do AutoCAD, muitas vezes um ano ou mais, uma vez que não tiveram tempo de implementar essa funcionalidade.
  • O Zwcad não inclui todas as inovações mais recentes da AutoCAD, tais como Xref Compare, Block Palette, Quick Measure, Point Cloud e Cloud Storage Connectivity.
  • A plataforma AutoCAD é personalizável: os clientes podem adaptar o AutoCAD às suas necessidades específicas e à forma como funcionam. E pode encontrar mais de 2800 aplicações prontas a usar para personalizar o seu AutoCAD.
  • O Zwcad tem menos aplicações, um ecossistema limitado e uma menor comunidade de desenvolvedores para criar personalizações.

Finalmente, e do meu ponto de vista, é claro que o AutoCAD é o vencedor claro, especialmente se estiver a pensar no sucesso do seu negócio. Além disso, não se deixe enganar pelo preço, se quiser que a sua empresa esteja atualizada em tecnologia, trabalhe de forma mais eficiente e, consequentemente, faça maiores lucros.

Obtenha os conjuntos de ferramentas especializadas para a indústria de projeto de arquitetura, mecânico e elétrico:

ONDE COMPRAR AUTOCAD

Para aconselhamento, entre em contato connosco:

CONTATAR

Sobre o Autor:

Compartilhe este conteúdo

Entradas recentes