Comparação entre o SolidWorks e o AutoCAD:

Escolha o software de desenho de CAD mais adequado.

Comparação entre o SolidWorks e o AutoCAD

Se tem dúvidas sobre a utilização das ferramentas de CAD entre o AutoCAD e o SolidWorks, neste artigo descreveremos as características de cada um desses aplicativos, bem como suas capacidades como ferramentas de projeto.

Antes de fazer a comparação, é importante entender as razões básicas pelas quais os dois programas de software foram desenvolvidos. O AutoCAD da Autodesk é um software de design, com data de lançamento anual, usada principalmente como ferramenta de desenho arquitetônico 2D, enquanto o SolidWorks é projetado para projetar modelos 3D. No entanto, ambos incluem funções adicionais, como modelagem 3D para AutoCAD e desenho 2D para SolidWorks.

O que é o SolidWorks e quais são seus principais funcionalidades?

O SolidWorks é um software de desenho de CAD 3D para modelagem de peças e montagens em desenhos 3D e 2D. Oferece uma ampla gama de soluções para cobrir os aspectos envolvidos no processo de desenvolvimento do produto, permitindo criar, projetar, simular, fabricar, publicar e gerenciar os dados do processo de design.

Sua função é muito específica. Permite acelerar o processo de desenvolvimento de produtos, economizando tempo e custos e dando lugar à inovação de produtos.

Oferece soluções intuitivas para cada fase do projeto. Seu conjunto completo de ferramentas permite que o desenvolvimento de produtos ao longo de seu ciclo de vida seja mais eficiente e produtivo. A simplicidade que o caracteriza como parte de sua proposta de valor é decisiva para o sucesso de muitos clientes.

As cinco principais ferramentas que inclui para a criação de produtos são:

  1. Ferramentas de design para criar modelos e montagens.
  2. Ferramentas de projeto para fabricação mecânica, que automatizam documentos de inspeção e geram documentação sem desenhos 2D.
  3. Ferramentas de simulação para avaliar o design e garantir as melhores decisões.
  4. Ferramentas que avaliam o impacto ambiental do projeto durante seu ciclo de vida.
  5. Ferramentas que reutilizam dados CAD 3D para simplificar a maneira como as empresas criam, preservam e usam conteúdo para comunicação técnica.

Todas essas soluções trabalham juntas para permitir que as empresas melhorem a fabricação de seus produtos e os produzam de forma mais rápida e econômica.

O que é o AutoCAD e quais são seus principais funcionalidades?

O AutoCAD é o software de desenho auxiliado por computador (CAD) em que arquitetos, engenheiros e profissionais da construção dependem para produzir desenhos e documentação em 2D.

O AutoCAD inclui conjuntos de ferramentas especializadas, aplicativos da Web e dispositivos móveis que economizarão seu tempo.

As cinco principais ferramentas que inclui para a criação de produtos são:

  1. Desenhe e edite geometrias 2D e modelos 3D com faces sólidas, superfícies e objetos de malha.
  2. Inclua anotações em desenhos com texto, dimensões, diretrizes e tabelas.
  3. Personalize tarefas com a ajuda de APIs e aplicativos complementares.
  4. Automatize plantas, seções e elevações.
  5. Desenhe rapidamente tubos, conduítes e circuitos com as bibliotecas de peças.
  6. Gere anotações, camadas, agendas, listas e tabelas automaticamente.
  7. Use um fluxo de trabalho baseado em regras para impor com precisão os padrões do setor.

Preço: 2.124 €/año (IVA incluido)    ▷ Subscrever

Quando escolher o AutoCAD ou o SolidWorks para desenvolver meus projetos?

O SolidWorks é um modelador de sólidos paramétrico usado para projetos 3D , o que significa que as dimensões podem ser relacionadas entre si e podem ser alteradas a qualquer momento do processo de design para alterar automaticamente o sólido. No entanto, o AutoCAD é uma ferramenta de desenho 2D com alguns recursos 3D limitados.

Em termos de modelador de sólidos paramétricos, o software Autodesk Inventor para projetar peças e montagens sólidas é muito semelhante ao Solidworks. Este é o software CAD 3D profissional para engenharia e design de produtos. Oferece ferramentas profissionais para projeto mecânico, documentação e simulação de produtos 3D e permite que você trabalhe eficientemente com funções poderosas de design padronizado, paramétrico, direto e de forma livre.

A escolha de uma ferramenta ou de outra dependerá apenas do tipo de trabalho que deseja realizar. Alguns especialistas dizem que o SolidWorks é mais eficaz para projetos tridimensionais e que o AutoCAD é o software certo para projetos bidimensionais.

Comparação entre AutoCAD e SolidWorks

AutoCAD SolidWorks
Indústria Projeto de arquitetura, construção e engenharia Projeto de arquitetura, construção e engenharia
Arquivos DWG, DWG, DWS, DWT, DXF, PLT, SAT DWG, DWG, DWS, DWT, DXF, PLT, SAT e SolidWorks
Funcionalidade • Conectividade de armazenamento em nuvem
• Paleta de blocos
• Medição rápida
• Função comparativa aprimorada de DWG • Aprimoramentos de
desempenho
• Fluxos de trabalho estendidos
• Design, desenho e anotação 2D
• Visualização e modelagem 3D
• Colaboração
• Instalação e personalização
• Armazenamento estruturado da Microsoft
• Modelagem de peças e montagens
• Desenhos 2D
• Reutilização e automação do projeto
• Animação e visualização
• Verificação de interferência
• Importação de arquivos CAD avançados
• Ferramentas básicas de análise
• Ferramentas de produtividade
• Bibliotecas CAD

Recursos adicionais dos dois programas

O SolidWorks e o AutoCAD são aplicativos de software de design auxiliados por computador para projetos 2D e 3D. Alguns dos recursos adicionais do SolidWorks é que ele emula as propriedades físicas de um objeto. Nesse sentido, ele usa simuladores para testar como os produtos mecânicos se comportarão, o que economiza tempo e dinheiro das empresas.

O AutoCAD é caracterizado por seu conjunto de ferramentas especializadas que oferecem funções para setores específicos para projetar com mais rapidez e facilidade: Arquitetura do AutoCAD, AutoCAD Electrical, AutoCAD Map 3D, AutoCAD Mechanical, AutoCAD MEP, AutoCAD Plant 3D, AutoCAD Raster Design, AutoCAD Mobile aplicativo, aplicativo Web do AutoCAD.

O AutoCAD é mais versátil, pois pode ser útil para qualquer setor, não apenas para arquitetura, mas também para engenharia, padronização têxtil etc. Por anos, o AutoCAD foi posicionado como o software 2D mais usado e vendido no mundo, uma vez que é usado por construtores, arquitetos, designers de interiores ou engenheiros.

Sem dúvida, a atemporalidade do programa é uma de suas principais virtudes, sendo uma solução multidisciplinar para usuários que trabalham diariamente com diversos produtos de design.

Reviews de clientes no SolidWorks e AutoCAD

Como um pacote de software com recursos abrangentes e em constante expansão, o AutoCAD atrai uma ampla gama de setores e indústrias. Seja engenharia mecânica, arquitetura ou mesmo design gráfico, o AutoCAD está presente em empresas de todo o mundo, não importa quão pequenas ou grandes. É por esse motivo que muitas carreiras hoje exigem experiência no AutoCAD.

Em geral, a maioria dos usuários do AutoCAD vem do setor de AEC – arquitetura, engenharia e construção -, aproveitando os muitos recursos especializados oferecidos pelos mercados de arquitetura, engenharia etc.
Vamos dar uma olhada em algumas histórias de clientes …

“O AutoCAD é um excelente software. Possui capacidades infinitas e é fácil de aprender a usar. Em caso de dúvida, recorro aos vídeos do YouTube ou aos fóruns do AutoCAD e sempre encontro a melhor solução. ”

Christos T, Civil Engineer Professional.

“O SolidWorks permite executar muitas operações de CAD com eficiência. Muitas empresas melhoram sua produtividade usando este software. Reduz o tempo de fabricação e é muito fácil de usar. ”

Rokak G, Mechanical Design Engineer.

“5 anos sendo um usuário da Autodesk. A transferibilidade para outros programas torna o fluxo de trabalho contínuo nos projetos ”.

Jake K, Project Manager.

“Com o SolidWorks, posso criar peças de precisão muito alta, pois isso me proporciona a facilidade e as ferramentas necessárias para fazer esse trabalho. Seu mecanismo gráfico é bastante bom; todas as versões do SolidWorks há anos são muito eficientes para renderizar e simular peças e montagens. ”

Neimary V, Customer Service Manager.

Compromissos extraídos deste portal.

Para mais informações sobre o AutoCAD:

Para mais informações sobre o AutoCAD LT:

Para aconselhamento, entre em contato connosco:

CONTATAR

Sobre o Autor:

Compartilhe este conteúdo

Entradas recentes