Guia 40 dicas para AutoCAD.

40 Dicas para AutoCAD que todos os utilizadores deviam saber

Trabalhe mais rápida e eficientemente com as 40 dicas e truques que todos os utilizadores devem conhecer.

Aqui tem à sua disposição esta guia de 40 Dicas para AutoCAD.

Guia de 40 dicas para AutoCAD

Índice

NIVEL 1. ENTRA, NOVO JOGADOR

Dica 1. Use ambas as mãos
Dica 2. Dicas nas Ferramentas
Dica 3. Linha de Comando
Dica 4. Edição por Grips
Dica 5. Medições Rápidas
Dica 6. Seleção Cíclica
Dica 7. Estilos Multileader
Dica 8. Configurações de página

NIVEL 3. LEVE AS SUAS HABILIDADES PARA O PRÓXIMO NÍVEL

Dica 18. Express Tools
Dica 19. Paletes de Ferramentas
Dica 20. Filtros de Layers
Dica 21. Seleção Rápida
Dica 22. Campos (Fields)
Dica 23. AutoCAD onde quer que vá
Dica 24. Viewports não retangulares
Dica 25. Objetos embebidos
Dica 26. Purga e Auditoria

NIVEL 2. MELHORE O SEU JOGO

Dica 9. Opções de Copiar e Colar
Dica 10. Opções de Comando
Dica 11. Combinações de Teclado
Dica 12. Viewports
Dica 13. AutoCAD em qualquer computador
Dica 14. Palete de Blocos
Dica 15. Lugares Favoritos
Dica 16. Escala Anotativa
Dica 17. Comparar Desenhos e Histórico do Desenho

NIVEL 4. POTÊNCIA MÁXIMA!

Dica 18. Editor de Aliases
Dica 19. Sistema de Coordenadas do Utilizador
Dica 20. Vistas Nomeadas
Dica 21. Gravador de Ações
Dica 22. Design Center
Dica 23. Desenhe em AutoCAD em Desktop, Web e Dispostivos Móveis
Dica 24. Ferramentas Especializadas do AutoCAD

NIVEL 5. PARA A VITÓRIA

Dica 34. Janelas Flutuantes
Dica 35. Contagem
Dica 36. Partilhar os seus Ficheiros de Desenho
Dica 37. Trace (Traçar)
Dica 38. Importar Revisões e Assistente de Revisões (Markup)
Dica 39. My Insights Macro Advisor
Dica 40. Faça os movimentos vencedores

NIVEL 1. ENTRA, NOVO JOGADOR

Dica 1. Use ambas as mãos

Manter a outra mão que não está no rato no teclado pode aumentar a sua produtividade, permitindo um rápido acesso a aliases de comandos e atalhos de teclado.

Não seja uma pessoa só de rato; tem duas mãos, então use-as! A maioria dos utilizadores avançados aproveita a rapidez com que os comandos podem ser chamados e reutilizados mantendo a outra mão no teclado.

Provavelmente sabe que o Enter funciona como uma tecla de “chamar o último comando no AutoCAD®, mas a Barra de Espaços faz a mesma coisa. Precisa de acesso rápido ao comando Círculo? Não só a ação de premir as duas teclas de “C” e “Barra de Espaços” é mais rápido do que visualmente procurar, encontrar, mover o rato, e clicar no Ícone do Friso… permite-lhe manter os olhos no que está a trabalhar, em vez de olhar para o ícone, depois para a sua área de trabalho – facilitando o seu trabalho.

Dica 2. Dicas nas Ferramentas

Utilize as Dicas nas Ferramentas que se Expandem para o ajudar com o funcionamento do comando.

Alguns comandos são usados mais do que outros no AutoCAD. Para os comandos que não utiliza com frequência, o AutoCAD fornece uma forma rápida para se lembrar sobre o seu funcionamento.

Pairando sobre o ícone do comando no Friso mostrará uma Dica curta. Continue a pairar e a Dica Expandida será exibida. Fornece uma breve explicação do comando e exibe uma imagem que mostra as sequências de entrada adequadas que deve utilizar. Em alguns casos, especialmente nos comandos 3D, a imagem é até animada.

Se sentir que os tempos de visualização das Dicas são demasiado longos ou curtos, pode alterá-los no separador Visualizar na caixa de diálogo de Opções.

Dica 3. Linha de Comando

Melhore a sua produtividade usando o poderoso recurso de pesquisar na Linha de Comando.

Deixe a Linha de Comando funcionar como um motor de busca quando não se lembrar de um comando. Se se lembra de uma parte dele – com o que começa, com o que termina, ou algo do género – digite-o e deixe que a Linha de Comando apresente opções que combinam.
Por exemplo, lembra-se que o comando de que precisa tem algo a ver com DWF. Basta escrever DWF e terá todos os comandos que têm DWF em alguma parte nele.

Dica de bónus: É um mau soletrador ou dactilógrafo? A Linha de Comando do AutoCAD também aprenderá os seus erros e transformará os seus comandos frequentemente mal escritos na versão correta.

Dica 4. Edição por Grips

Aceda às ferramentas de edição mais frequentes utilizando os Grips, sem selecionar um comando.

A utilização dos Grips para editar objetos é muitas vezes mais rápido do que usar a edição por comandos. Dependendo do objeto, a ação de edição é geralmente mover ou esticar. Pairar sobre o Grip apresentará outras opções de edição, se disponível.

Para lançar o comando de edição, pode selecionar um da lista de pop-up (se disponível) ou clique no Grip para a ação predefinida. Prima a tecla Shift para selecionar vários Grips.
Uma vez ativado o Grip (um Grip “quente”), pode clicar com o botão direito do rato no Grip selecionado para aceder a opções adicionais, incluindo Rodar, Escala e Espelhar. Pode até copiar o objeto à medida que o edita, bem como especificar um ponto de base ou uma distância de referência. Tudo isto pode ser feito diretamente a partir do objeto selecionado sem lançar um comando.

Dica 5. Medições Rápidas

Verifique a precisão da geometria do seu desenho num ápice com a nova ferramenta Quick Measure.

Quando se seleciona o Quick Measure, são mostradas dimensões, distâncias e ângulos à medida que move o rato para cima e entre objetos. Pequenos quadrados laranja nos cantos indicam que as linhas estão com um ângulo de 90 graus.

A visualização dinâmica proporciona uma melhoria dramática sobre o método mais lento e tradicional de selecionar individualmente os pontos de medição.
A verificação pode agora ser possível pelo que não vê. Por exemplo, a distância entre dois objetos é medida apenas se os objetos forem paralelos. Os marcadores de ângulo reto só aparecerão se os objetos estiverem verdadeiramente a 90 graus um do outro.

Dica de bónus: Para evitar a aglomeração e melhorar o desempenho, ao utilizar a ferramenta Quick Measure, o melhor é ampliar as áreas complicadas do seu desenho.

Dica 6. Seleção Cíclica

Melhore a precisão da seleção de objetos utilizando a Seleção Cíclica.

Quando a Seleção Cíclica está ativa e vários objetos estiverem disponíveis na seleção, o AutoCAD apresentará dois quadrados sobrepostos ao lado do seu cursor. Quando o vir, clique como se estivesse a selecionar e aparecerá uma caixa de seleção com todos os objetos dentro do seu cursor listados. Verá o tipo de objeto e a sua cor.
Paire sobre cada item, e a entidade correspondente será destacada. Quando encontrar o objeto pretendido, selecione-o da lista. A caixa de diálogo irá desaparecer, deixando-o com uma seleção precisa.

Nota: a seleção cíclica (Selection Cycling) não é apresentada na Barra de Estado por predefinição. Clique no ícone de personalização da Barra de Estado (três barras horizontais no canto inferior direito) e certifique-se de que está validada. Uma vez visualizada, ligue-a (ou desligue-a) como a maioria das outras ferramentas da barra de estado.

Dica 7. Estilos Multileader

Facilmente faça a gestão das suas normas de CAD criando vários Estilos Multileader.

Todas as definições para Multileaders são controladas pelo Estilo Multileader. Pode aceder ao Multileader Style Manager a partir do painel Leaders no separador Annotate do Friso.

A caixa de diálogo tem três separadores que lhe permitem controlar o formato, estrutura e conteúdo do estilo.

Agora, pode criar vários estilos para diferentes tarefas. pode ter um estilo que usa um bloco hexagonal para chamadas de notas chave ou definir texto normal para notas normais que sempre têm o mesmo grafismo. As suas opções são quase infinitas, e todas começam por criar estilos multileader.

Dica 8. Configurações de página

Acelere o seu tempo gasto a plotar e a imprimir utilizando configurações de página.

Não fique encravado ao alterar as definições da sua plotagem quando necessitar de um dispositivo ou tamanho diferente. Melhore a consistência das suas plotagens reunindo todas as definições de impressão e plotagens numa configuração de página nomeada.

Para começar, clique com o botão direito no separador Model Space ou Layout pretendido e selecione Page Setup Manager.
A criação de uma nova Configuração de Página é fácil, uma vez que o interface é o mesmo que a caixa de diálogo Plot. Defina o que normalmente faria, como o dispositivo para plotagem, tamanho, área, tabela de estilo, etc., numa única configuração de página nomeada para uma rápida reposição.

Uma vez guardada no desenho, pode facilmente importá-la em outros desenhos, poupando ainda mais tempo!

NIVEL 2. MELHORE O SEU JOGO

Dica 9. Opções de Copiar e Colar

Copiar e colar como um profissional utilizando todas as opções disponíveis no AutoCAD.

O AutoCAD fornece algumas opções especiais de Cortar, Copiar e Colar, encontradas no menu de contexto com o clique do botão direito, ou no painel de Clipboard no separador Home do Friso. Os atalhos de teclado também são mostrados no menu pop-up, para um acesso ainda mais rápido.

Algumas das opções especiais incluem ser capaz de definir o ponto base ao selecionar as suas entidades, para que possa corresponder ao ponto de inserção no desenho do seu alvo. Em seguida, pode colar como um Bloco, uma Hiperligação, ou para as suas coordenadas originais. O Friso também lhe dá acesso ao comando Paste Special, útil se estiver a colar dados de uma folha de cálculo.

Dica 10. Opções de Comando

Desvende funcionalidades adicionais que poderá não ter conhecimento da Linha de Comando.

Certifique-se de olhar para a Linha de Comando quando um comando estiver a ser utilizado. Irá sempre perguntar-lhe a sequência de entradas corretas e poderá fornecer várias opções para a sua utilização.
Por exemplo, tanto os comandos Scale e Rotate têm uma opção De Referência, permitindo-lhe utilizar distâncias ou ângulos selecionados. Fillet e Chamfer têm cada um uma opção de Polyline para que possa editar todos os vértices da sua Polyline com apenas um clique. Até o comando Zoom tem opções como All e Extents.

Aceder a estas opções é tão fácil como introduzir a Letra(s) realçada ou clicando na palavra da opção. Se tiver a Entrada Dinâmica ligada, todas as mesmas opções estão disponíveis dentro do seu menu pulldown.

Dica 11. Combinações de teclado

Aproveite os atalhos de teclado do AutoCAD que podem melhorar a sua produtividade.

Aqui estão três para começar:

  • Evite a caixa de diálogo Enhanced Attribute Editor para rapidamente editar um Atributo. Pressione a tecla CTRL quando seleciona o Atributo, e irá ser realçado de forma semelhante à edição de uma Linha Texto.
  • Aplique rapidamente os cantos utilizando o Fillet ou o Chamfer, pressionando a tecla Shift ao selecionar o segundo objeto.
  • Substitua quaisquer definições ativas de bloqueio do interface com o utilizador para mover ou fechar paletes ou barras de ferramentas, pressionando a tecla de CTRL ao selecionar o objeto.

Para uma referência a todos os atalhos de teclado do AutoCAD, visite “Macros de teclas de atalho rápido do AutoCAD“.

Dica 12. Viewports

Bloqueie as definições da Viewport no Layout para evitar alterações acidentais.

Não deixe que um Pan ou um Zoom estraguem o seu Viewport cuidadosamente construído e dimensionado no Layout. Assim que tiver configurado corretamente, bloqueie sempre o Viewport.

Aqui estão quatro maneiras de fazê-lo. As três primeiras exigirão que selecione primeiro o Viewport.

  1. Clique no ícone ‘Bloquear’ ao lado da Escala Anotativa na Barra de Estado (este é o método mais fácil e comum).
  2. Clique com o botão da direito, a partir do menu contextual, expanda a opção Display Locked e selecione Sim.
  3. A partir da palete de propriedades, mude o Display Locked para sim.
  4. A partir do separador contextual Layout no Friso, no painel Layout Viewports, selecione Lock a partir do item do menu pulldown. Este método irá levá-lo a selecionar um Viewport se ainda não estiver selecionado um.

Dica 13. AutoCAD em qualquer computador

Aceda, edite e crie desenhos de CAD mesmo quando estiver longe do seu posto de trabalho principal com o AutoCAD na web e no telemóvel.

Abra um navegador web e comece a desenhar no AutoCAD – não é preciso instalar nada!
Trabalhar em AutoCAD na web ou no telemóvel é como trabalhar no seu posto de trabalho de AutoCAD porque tem acesso às ferramentas do Friso e da Linha de Comando. Pode utilizar já hoje indo a web www.datech.pt/produtos-autodesk/autocad/ e iniciar sessão com o seu ID na Autodesk.

Truco 14. Paleta de bloques

Insira os Blocos de forma mais eficiente com a nova Palete de Blocos.

Encontre facilmente os blocos de que necessita com ícones de miniatura que fornecem uma pré-visualização dos Blocos disponíveis para inserir.
Os quatro separadores da Palete permitem-lhe um acesso rápido para encontrar o Bloco de que necessita. Pode encontrar blocos do Desenho Atual, de Desenhos Recentes, de um conjunto dos seus Favoritos, ou das suas Bibliotecas de Blocos.

Não importa em que separador esteja a trabalhar, ainda terá acesso a todas as suas opções de inserção familiares , tais como escala, ângulo, rotação, etc. Pode até validar a opção de Repeat Placement para evitar passos adicionais.

Dica 15. Lugares Favoritos

Evite a navegação interminável nas pastas de projeto definindo Lugares na caixa de diálogo Open.

Pare de perder tempo navegando continuamente em vários níveis de pastas na caixa de diálogo de Abrir ‘Ficheiro’. Assim que chegar à sua pasta, adicione-a como uma nova entrada no painel de lugares da janela Open.
Clique em Ferramentas no canto superior direito e, em seguida, adicione a pasta atual aos lugares. Aparecerá um novo ícone com o nome da pasta. Agora pode clicar no seu novo Lugar para saltar diretamente para essa pasta.

Dica bónus: Se descobrir que tem vários ícones com o mesmo nome – “CAD” por exemplo – basta clicar com o botão direito no ícone, selecionar Propriedades e alterar o nome para algo que faça mais sentido, como o nome do projeto.

Dica 16. Escala Anotativa

Exiba o mesmo objeto em escalas diferentes no Espaço de Modelo ou num Layout utilizando a função Anotativa.

Quando define objetos ou Estilos para serem Anotativos, o processo de escalonamento torna-se automatizado para si. Para automatizar o escalonamento, selecione a caixa de verificação anotativa na caixa de diálogo de Style ou defina em Propriedades os objetos individualmente para serem anotativos.

As escalas anotativas podem ser adicionadas a um objeto, quer atribuindo-as individualmente, quer permitindo que sejam adicionadas automaticamente pela viewport. Uma vez adicionadas as escalas ao objeto, este aparecerá no tamanho correto para essa escala. Por exemplo, o seu texto de altura de 10 mm pode escalá-lo corretamente tanto numa viewport de 1:4 , como numa viewport de 1:8.
Além de objetos de anotação como Texto, MTexto, Cotas, Multileaders e Atributos, Blocos e Tramas também podem ser anotativos.

Dica 17. Comparar Desenhos e Histórico do Desenho

Identifique as diferenças entre duas revisões de desenho com o DWG Compare.

O DWG® Compare permite-lhe visualizar rapidamente as diferenças entre desenhos. Todos os objetos que estão em ambos serão mostrados a cinzento, a vermelho aqueles que não estão no desenho atual, e a verde aqueles apenas no desenho atual.
Para continuar com a sua sessão de edição atual, pode ligar ou desligar as comparações, e quaisquer alterações que fizer serão refletidas na comparação em tempo real. Pode até trazer objetos do seu desenho que está a comparar para o seu atual!

O DWG Compare também pode inserir Nuvens de Revisão, que podem acelerar o seu processo de revisão predefinindo preferências para a cor, estilo e tamanho.
Também pode guardar os seus desenhos num dos nossos fornecedores de armazenamento na nuvem suportados, para aceder às versões mais antigas do seu desenho através da palete Histórico de Desenhos.

Se aceder a um ficheiro guardado no OneDrive, Dropbox ou Box, poderá facilmente comparar um desenho com versões anteriores desse desenho. Isto é especialmente útil se tiver várias pessoas trabalhando no mesmo desenho.
Os ficheiros de desenho, guardados nestes fornecedores de armazenamento na nuvem, mantêm as versões anteriores dos ficheiros DWG que podem agora ser acedidos na nova palete de Histórico de Desenhos. Na palete ‘Histórico de Desenhos’, pode escolher qual a versão para comparar o seu desenho atual com a filtragem por data, utilizador ou tempo mínimo entre versões.

NIVEL 3. LEVE AS SUAS HABILIDADES PARA O PRÓXIMO NÍVEL

Dica 18. Express Tools

Aproveite a funcionalidade extra que as Express Tools do AutoCAD fornecem.

As Express Tools estendem as capacidades do software do AutoCAD, poupando-lhe tempo e aumentando a sua produtividade. A maioria encontra-se dentro do separador Express Tools no Friso. Elas caem em diferentes grupos, tais como ferramentas de texto, layout ou cotagem, e cada uma oferece uma funcionalidade alargada para si.

Algumas das favoritas dos utilizadores incluem Move/Copy/Rotate, que lhe permite executar três comandos num só. O comando Burst explodirá blocos e retém qualquer informação dos Atributos. Há até um comando para deixá-lo alinhar texto ao longo de um Arco selecionado!

Dica 19. Paletes de Ferramentas

Defina propriedades e comportamentos do Bloco dentro das paletes de ferramentas para uniformizar os seus desenhos.

Melhore o comportamento de inserção dos seus Blocos “normalizados”, definindo as suas propriedades dentro da Palete da Ferramenta. Basta clicar com o botão direito num Bloco, ou vários Blocos, e selecionar Propriedades.

Ao pré-definir propriedades como o layer de inserção, escala, rotação (e muito mais!), pode assumir o controlo de garantir as suas Normas de CAD.

Dica 20. Filtros de Layers

Rapidamente apresente apenas os layers que pretende utilizando os filtros de layers.

Não perca tempo e esforços à procura de centenas (ou mais) de layers para um pequeno subconjunto de que necessita. Encontre-os uma vez e crie um filtro de layers.

Com as ferramentas que se encontram na Palete de layers, pode criar um filtro de layers a partir dos layers que já tem selecionados, ou criando queries baseadas em propriedades ou valores de strings.
Uma vez criado, basta selecionar o filtro desejado para ver apenas os layers que deseja.

Dica 21. Seleção Rápida

Utilize o Quick Select para selecionar facilmente vários objetos com base nas suas propriedades.

Construa queries poderosas na caixa de diálogo Quick Select para filtrar rapidamente apenas os objetos que deseja. Pode aceder ao Quick Select a qualquer momento a partir do menu pop-up do clique com o botão direito.

Precisa de encontrar todos os Círculos com um diâmetro de 6.00? Todas as Polilinhas que não são fechados? Todos os blocos cuja escala em Z é maior que 1? Tudo isto e muito mais é facilmente feito utilizando o Quick Select.

Uma vez encontradas e selecionadas todas as entidades correspondentes, pode executar os comandos de edição disponíveis ou alterar propriedades que sejam comuns em todo o conjunto.

Dica 22. Campos (Fields)

Insira campos em texto ou atributos que podem mudar ao longo da vida do seu desenho.

Os campos oferecem uma poderosa flexibilidade na gestão de certas informações no formato de texto. São normalmente utilizados onde a informação não é estática, uma vez que obtêm as suas informações a partir de dados de uma entidade dentro do desenho, ou a partir de dados do sistema.

Imagine um cenário em que tenha uma nota que chama a área de uma região. Ao definir um Campo na nota, se a região mudar de forma, o Campo atualizar-se-á automaticamente para refletir a alteração.

Os campos também são frequentemente usados em Blocos de Legendas das folhas e em Carimbos de Impressão, exibindo informação que muda, tais como datas, horários ou nomes de utilizadores.

Dica 23. AutoCAD onde quer que vá

Editar e fazer referência aos seus ficheiros de CAD na obra e em viagem com o AutoCAD no seu dispositivo móvel.

Use o AutoCAD no seu smartphone ou tablet para aceder aos seus desenhos mais recentes e ver, editar e criar DWGs no local de trabalho e não só.

Basta baixar a aplicação gratuita AutoCAD para o seu dispositivo móvel através da loja de aplicações e iniciar sessão com o seu ID na Autodesk. Com uma licença de AutoCAD ou AutoCAD LT, será automaticamente atualizado para a versão Premium da aplicação.

Dica 24. Viewports não retangulares

Aumente a flexibilidade dos seus Layouts criando viewports não retangulares.

Conheça as suas opções quando se trata de definir a disposição de Viewports. Na maior parte das vezes, a forma retangular está bem, mas pode fazer Viewports de quase qualquer forma. Uma das maneiras é usar a opção Poligonal a partir do Friso e criá-la como se fosse um Polilinha.

Para uma funcionalidade mais poderosa, pode transformar numa Viewport a maioria dos objetos fechados utilizando a opção Objeto. Este método permite-lhe transformar uma Polilinha, Circulo, Elipse ou até mesmo um Polígono numa Viewport.

Dica 25. Objetos embebidos

Acelere o seu fluxo de trabalho copiando objetos das suas referências externas com o comando Copy Nested Objects.

Quando precisar de copiar objetos de uma Xref para o seu desenho, corte os passos adicionais de abertura da Xref, copiar para a área de transferência, fechar o ficheiro e depois colá-lo. Em vez disso, utilize o comando Copy Nested Objects. Encontra-o nas ferramentas adicionais do pulldown no painel de Modificar do Friso. Permite-lhe chegar diretamente à Xref para selecionar os objetos a copiar.

Dica de bónus: Elimine a necessidade de abrir o Editor de Blocos porque o Copy Nested Objects funciona também com Blocos.

Dica 26. Purga e Auditoria

Mantenha os seus ficheiros de desenho no pico da sua eficiência, eliminando dados não utilizados e potencialmente nocivos.

Certifique-se de que utiliza frequentemente o comando Purga e o comando de Auditoria ocasionalmente para mantê-lo limpo.

Aproveite o comando purga redesenhado que pode ajudá-lo a gerir itens não purgados e remover vários itens não necessários de uma só vez. Além disso, ocasionalmente, execute a versão da Linha de Comando (-Purge) e escolha a opção Regapps (não encontrada na caixa de diálogo do comando padrão PURGE), que irá remover as definições de aplicações para objetos ou programas que já não estão presentes.

Ao executar a Auditoria, certifique-se de que responde Sim quando solicitado para “corrigir quaisquer erros detetados”.

NIVEL 4. POTÊNCIA MÁXIMA!

Dica 27. Editor de Aliases (abreviaturas de comandos)

Personalize as abreviaturas dos comandos para melhor se adequarem a si com o Editor de Alias.

É fácil fazer alterações nas abreviaturas de comandos que vêm no AutoCAD. Somos todos diferentes, por isso, se na sua mente pensa que “C” é cópia em vez de Circle, sinta-se à vontade para mudá-la.

Abra o Alias Editor do painel de Tools das Express Tools. A caixa de diálogo fornece uma interface fácil para adicionar, remover ou editar abreviaturas de comandos. Encontre “C” ou Circle na lista, clique em Editar e pode remapeá-lo para corresponder à sua preferência.

Se um dos seus comandos favoritos não tiver uma abreviatura, pode adicioná-la. Por exemplo, se usa o PDF Import com frequência. Basta usar o botão Adicionar, escolher a sua nova abreviatura e mapeá-la para o comando PDFIMPORT.

Dica 28. Sistema de Coordenadas do Utilizador

Aproveite melhor a ferramenta do Sistema de Coordenadas do Utilizador (UCS) para reorientar o seu desenho para desenhar mais facilmente.

Existem várias formas para mudar o ângulo em que está a desenhar, mas uma das mais simples é a de rapidamente mudar o seu UCS. O Ícone do UCS é um objeto atual com os seus próprios grips funcionais.

Clique nele e, em seguida, selecione o Grip de Mover para colocá-lo num objeto anguloso. Uma vez fixado, clique na extremidade redonda do Grip e rode-o sobre o eixo Z para alinhar com o seu objeto. Agora pode criar rapidamente a sua geometria em relação ao seu objeto anguloso desejado.

Quando acabar, é fácil de repô-lo . Selecione o ícone novamente, clique com o botão direito e escolha a opção World no menu de pop-up.

Dica 29. Vistas Nomeadas

Elimine os passos adicionais utilizando Vistas Nomeadas para criar rapidamente Viewports no Layout.

Encontrada no separador Layout do Friso a ferramenta Insert View apresentará uma galeria de todas as vistas no Espaço de Modelo. Clique na Vista desejada e arraste-a para o seu Layout.

Vai escalar-se para a Escala de Anotação da vista. Se preferir, clique com o botão direito para definir uma escala antes de largar a vista no seu Layout, ou uma vez colocada, use o Grip triangular da Escala para selecionar a sua escala.
Este método poupa-lhe o passo importante de bloquear a Viewport, uma vez que o faz automaticamente por si!

Dica 30. Gravador de Ações

Automatize as suas tarefas repetitivas usando o Gravador de Ações.

A verdadeira produtividade é muitas vezes uma função de automatizar sequências de comandos. O melhor lugar para começar pode ser com o Gravador de Ações para automatizar os seus fluxos de trabalho.

Encontrado no painel Manage no Friso, o gravador cria macros nomeadas que pode utilizar para recrear uma sequência de comandos. É tão fácil como carregar no botão “Record grande”, executar os comandos e parar a gravação.

Uma vez gravado, reproduza a macro e veja os comandos a atuarem sozinhos!

Dica 31. Design Center

Aceda ao conteúdo de outros desenhos, ou crie facilmente Paletes de Ferramentas com Design Center.

Pode usar o Design Center para importar quase qualquer conteúdo de outros desenhos, tais como Estilos, Layouts e Xrefs. Pode encontrá-lo como um dos pequenos ícones no painel Paletes do separador ‘Vista’ no Friso, ou pode simplesmente usar a sua abreviatura de teclado – DC.

Basta navegar para o desenho (ou muitas vezes mais convenientemente, qualquer desenho aberto) e vá até ao conteúdo de que precisa. Muitas vezes, usar o Design Center pode ser mais eficiente do que recriar conteúdo ou reanexar Xrefs.

Além disso, não existe forma mais fácil de criar uma Palete de Ferramentas a partir de um desenho que contenha a sua biblioteca de blocos. Basta clicar com o botão direito no painel de conteúdo e selecionar Criar Palete de Ferramentas.

Dica 32. Desenhe no AutoCAD em desktop, web e dispositivos móveis

Alguma vez precisou de levar os seus “desenhos ” consigo? Com o AutoCAD no desktop, web e dispositivos móveis, pode aceder e editar os seus ficheiros a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Mantenha-se ligado aos seus desenhos com o AutoCAD na web e em dispositivos móveis. Utilize a funcionalidade ‘Guardar para Web e Mobile’ para guardar desenhos do seu desktop para visualizar e editar em AutoCAD na web e em dispositivos móveis, Xrefs incluídos. Vá facilmente do desenho no seu desktop para o desenho em AutoCAD na web e dispositivos móveis e vice-versa.

Dica bónus: Pode abrir ficheiros DWG diretamente no AutoCAD na web em dispositivos móveis com Autodesk Cloud, bem como com o Microsoft OneDrive, Box e Dropbox.

Dica 33. Ferramentas especializadas do AutoCAD

Acelere o seu trabalho com conjuntos de ferramentas especializados que se centram nas necessidades de vários setores.

Reduza significativamente o tempo que leva para produzir os seus projetos específicos de um setor. Ao utilizar os objetos inteligentes, estilos, componentes, formas e símbolos encontrados nos conjuntos de ferramentas, pode ser mais produtivo com menos esforço.

Existem sete conjuntos de ferramentas especializados para escolher: Architecture, Mechanical, Electrical, MEP, Plant 3D, Map 3D, e Raster Design.

  • Conjunto de ferramentas para projeto de arquitetura: Fornece objetos inteligentes como paredes, portas e janelas que reconhecem a sua relação uns com os outros, e facilitam as tarefas de produção de cortes, alçados, e mapas de quantidades.
  • Conjunto de ferramentas para projeto mecânico: Inclui mais de 700.000 componentes normalizados inteligentes que também se ligam a informações pertinentes do projeto. Qualquer alteração num componente irá causar uma atualização automática em tudo o que lhe está relacionado.
  • Conjunto de ferramentas para projeto elétrico: Ao utilizar linhas esquemáticas e simbologia inteligentes, pode obter uma poupança de 95% no tempo original de desenho e revisão. Continue a aproveitar estes dados para criar listagens e BOMs rapidamente, com precisão e automaticamente.

Saiba mais sobre os conjuntos de ferramentas especializados em www.datech.pt/produtos-autodesk/autocad/ – ou descarregue-os diretamente na sua Conta Autodesk.

NIVEL 5. PARA A VITÓRIA

Dica 34. Janelas Flutuantes

Aumente a sua eficiência e poupe recursos valiosos do sistema utilizando as Janelas Flutuantes.

É um dos muitos utilizadores que precisa de obter referencias de outro desenho enquanto trabalha no seu? Talvez tenha aberto uma segunda sessão (ou mais) de AutoCAD para exibir o seu ficheiro de referência num segundo monitor? Talvez reposicione os separadores dos ficheiros na sua sessão única.

Em vez disso, pode arrastar o separador do ficheiro para longe da janela da aplicação AutoCAD, transformando-o numa Janela Flutuante. A Janela Flutuante tem até o seu próprio Comando Line para ajudar a aumentar a sua produtividade.

Dica 35. Contagem

Poupe tempo e reduza os erros para evitar a contagem imprecisa de peças ou encomendar quantidades incorretas com a função Count.

Automatizar a contagem de blocos ou geometria poupa tempo e reduz os erros. Agora pode evitar erros na contagem de componentes ou encomendar quantidades incorretas.

O Count oferece resultados visuais da contagem e mais controlo sobre os critérios de contagem. É fácil especificar um único bloco ou objeto no espaço do modelo para contar as suas ocorrências. E também pode usar a palete Count para apresentar e gerir os blocos contados no desenho atual. As contagens podem ser feitas ao longo de todo o desenho, ou áreas especificadas, e podem ser exportadas para tabelas dinâmicas que são facilmente atualizadas.

Dica 36. Partilhar os seus ficheiros de desenho

Colabore de forma segura nos seus desenhos com Share Views ou Share (Drawing) – sem expor os seus ficheiros DWG originais.

Evite o fluxo de trabalho complexo, mas frequentemente usado, de publicação e e-mail de desenhos através de ficheiros DWF ou PDF. Com o Shared Views, um ficheiro é criado no AutoCAD e disponibilizado através de um link partilhável que pode ser visualizado e comentado no navegador de qualquer dispositivo com acesso à internet. Os comentários que os colaboradores fazem no link partilhado aparecem de volta no seu software de desktop AutoCAD.

Ou pode partilhar todo o desenho com o comando Share. Irá criar um link que pode ser aberto na Aplicação Web do AutoCAD por qualquer pessoa com quem o partilhe. O ficheiro partilhado inclui todos os ficheiros dependentes relacionados, tais como Xrefs e ficheiros de fontes. Pode escolher entre dois níveis de permissão para destinatários: Ver apenas e editar e guardar uma cópia.

Dica 37. Trace (Traçar)

Colabore nas alterações de desenhos de vários utilizadores do AutoCAD de desktop, bem como das aplicações web e móveis utilizando o comando Trace.

Já não tem de se preocupar que o seu desenho seja alterado, além de ter o poder de criar, adicionar ou contribuir para os seus Traces. Pense no Trace como um pedaço virtual de papel de rastreio que está sobreposto ao seu desenho, permitindo que todos os colaboradores adicionem anotações diretamente no desenho.

Os utilizadores podem ver ou editar Traces existentes ou contribuir com os seus próprios.

Dica 38. Importar Revisões e Assistente de Revisões (Markup)

Dinamize os seus ciclos de anotações e revisão importando imagens ou notas digitais com o Importador e Assistente de Revisões.

Use o Importador de Revisões para facilmente ver e incorporar alterações ao seu desenho. No caso de um PDF com notas de texto e de revisão, pode sobrepor o desenho revisto em cima do original.

Pode tirar uma foto de uma versão impressa e notas manuscritas e importá-las como um ficheiro JPG ou PNG. O ficheiro importado é automaticamente colocado e alinhado em cima do ficheiro de desenho num novo traço (Trace).

O Assistente de Revisões identifica automaticamente as revisões como texto, notas de chamada e nuvens de revisão. Clique numa revisão identificada e, em seguida, insira-a como um objeto MTEXT, MLEADER ou REVCLOUD. Pode editar o texto antes de o inserir ou copiar o texto para a área de transferência.

Dica 39. My Insights Macro Advisor

Obtenha dicas com acompanhamento no momento certo e no contexto certo, juntamente com macros de comandos sugeridas para ajudá-lo a ser mais produtivo com o My Insights Macro Advisor.

My Insights é um motor de aconselhamento que o ajuda a trabalhar mais rapidamente usando algoritmos de aprendizagem automática para fornecer conhecimento com acompanhamento. Agora pode obter conhecimento e sugestões valiosas com base no seu uso pessoal dos comandos.
O Macro Advisor fornece-lhe macros recomendadas que automatizam os seus fluxos de trabalho mais frequentemente repetidos.

Pode aproveitar a nova palete Macro do comando para saber mais, guardar uma macro sugerida ou adaptar uma macro às suas necessidades.

Dica 40. Faça os movimentos vencedores

Aprenda a resolver problemas por sua conta e saiba onde encontrar respostas rapidamente.

Os utilizadores avançados frequentemente resolvem os problemas por si sós. É importante saber as suas opções em caso de acidente ou corrupção. Se o seu ficheiro não abrir, poderá ter de utilizar o Recover em vez do Open, o que irá Auditar o ficheiro à medida que o está a abrir. Se tiver Xrefs no ficheiro, use a opção de Recuperar Todas para aplicar também a estas.

Em caso de acidente, utilize o Gestor de Recuperação de Desenho. Deve aparecer mostrando o seu ficheiro acidentado e a sua versão de autosave. Caso contrário, encontre o caminho do ficheiro de autosave em Opções. Navegue para o ficheiro e altere a sua extensão de .sv$ para .Dwg.formuladas por los usuarios de programas Autodesk.

Subscreva o novo AutoCAD

A última versão do AutoCAD inclui conjuntos de ferramentas especializadas para a indústria de desenho de arquitetura, mecânico e elétrico.

Para aconselhamento entre em contato connosco:

Sobre o Autor:

Este Artigo foi possível graças a diversos utilizadores avançados do AutoCAD, incluindo Frank Mayfield e outros colaboradores do blog AutoCAD.

Compartilhe este conteúdo