Guia 34 Dicas para AutoCAD LT.

34 Dicas para AutoCAD LT que todos os utilizadores deviam saber

Trabalhe mais rápida e eficientemente com as 34 dicas e truques que todos os utilizadores devem conhecer.

Aqui tem à sua disposição este guia de 34 Dicas para AutoCAD LT.

Guia de 34 dicas e truques para AutoCAD LT que todos os utilizadores devem conhecer

Índice

1. CONFIGURAÇÃO E NOÇÕES BÁSICAS

1. Atalho de teclado
2. Gravação automática
3. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
4. Clique com o botão direito do mouse em
5. Camadas
6. Classificar objetos

2. VISUALIZAÇÃO

7. Zoom
8. Mostrar estilos de caminho
9. Exibições compartilhadas

3. OBJETOS

10. Referências de objeto
11. Isolar objetos
12. Matrizes associativas
13. Dimensões

4. MODIFICAÇÕES

14. Paleta de blocos
15. Blocos dinâmicos
16. Grupo
17. Comparar desenho e histórico de desenho

5. ANOTAÇÃO

18. Texto com várias linhas
19. Corretor ortográfico
20. Localizar e substituir
21. Calculadora Rápida
22. Monitor de Anotações

6. GESTÃO DE DADOS

23. Referência externa
24. eTransmit
25. Importação de PDF
26. Gerenciador de Conjunto de Desenhos

7. ECOSSISTEMA

27. AutoCAD LT na web
28. AutoCAD LT no dispositivo móvel

8. AUTOMAÇÃO E COLABORAÇÃO

29. Conte
30. Compartilhar arquivos de desenho
31. Traço
32. Janelas flutuantes

9. MENTALIDADE

33. Cometa erros
34. Faça o que você acha que é certo

1. CONFIGURAÇÃO E NOÇÕES BÁSICAS

Dica 1. Atalhos de teclado

Aproveite os atalhos de teclado específicos do AutoCAD LT para mantê-lo demorado. Se necessário, você pode criar atalhos de teclado ou modificar os existentes.

1. Clique na guia Gerenciar > painel Personalização > interface do usuário ou digite IUP na linha de comando.
2. Na guia Personalizar, vá para o painel Personalizações em Todos os Arquivos e clique no sinal de adição (+) ao lado do nó Atalhos de teclado para expandi-lo.
3. Clique no sinal de adição (+) ao lado de Atalhos de teclado.

• Para criar um atalho de teclado, vá para o painel Lista de Comandos e arraste um comando para o nó Atalhos de teclado no painel Personalizações em Todos os Arquivos.

• Para modificar um atalho de teclado, selecione-o no nó Atalhos de teclado.

Dica 2. Gravação automática

Defina a configuração de gravação automática para 5 minutos (também pode ser de 2 a 3 minutos) e salve os dados manualmente com frequência usando o comando SAVER ou o atalho de teclado Ctrl + G.

Os arquivos de salvamento automático são arquivos de backup que são criados automaticamente usando o recurso de salvamento automático. Especifica o número de minutos com uma operação de salvamento automático na guia Abrir e Salvar na caixa de diálogo Opções ou usando o comando SAVETIME. As operações de salvamento automático só são executadas se um desenho tiver sido modificado após ter sido salvo pela última vez. SAVE, SAVE e SAVE as excluirão o arquivo .sv$ atual.

O arquivo de salvamento automático só será preservado se o aplicativo for fechado inesperadamente. Para localizar o arquivo de salvamento automático, vá para a guia Arquivos da caixa de diálogo Opções e procure a pasta Local do Arquivo de Salvamento Automático na hierarquia ou usando o comando SAVEFILEPATH. Depois de encontrar o arquivo, altere a extensão de .sv$ para .dwg abri-lo.

EXTRA: Se não conseguir ver as extensões de arquivo ao procurar o arquivo de salvamento automático, será necessário ativar a opção. Para fazer isso, selecione a caixa Extensões de Nome de Arquivo no painel Mostrar/Ocultar da guia Exibir.

Dica 3. Barra de ferramenta de acesso rápido

Coloque as ferramentas que usa com mais frequência na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido (BAR) na parte superior da tela. Para personalizá-lo, clique no pequeno botão de controle suspenso à direita. Pode ativar e desativar os comandos que deseja acessar rapidamente.

Aqui também pode alterar o local da âncora da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido ou até mesmo ativar a barra de menus clássica. Também pode arrastar itens da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para alterar a ordem em que eles aparecem.

EXTRA: Para adicionar rapidamente um comando da faixa de opções à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, clique com o botão direito do rato na faixa de opções e selecione Adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido no menu suspenso. Da mesma forma, clique com o botão direito do rato em qualquer item na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para removê-lo.

Dica 4. Clique com o botão direito do rato

Clique com o botão direito do rato para acessar menus pop-up contextuais, uma ferramenta que melhora a produtividade. Como os menus são contextuais, terá acesso a comandos específicos para as opções selecionadas.

Se usar a função de clique com o botão direito do rato como a tecla ENTER, desfrutará das vantagens de ambas as opções. É fácil usar esse recurso de clique com o botão direito do rato sensível ao tempo. Para ativá-lo, abra a caixa de diálogo Opções, vá para a guia Preferências do Utilizador e selecione o botão direito do botão Personalização.

Uma segunda caixa de diálogo será exibida que inclui controle para a função de clique com o botão direito do rato sensível ao tempo.

Quando ativada, a função de clique com o botão direito do rato continuará a funcionar como desejado, ou seja, com um único clique rápido que é igual a ENTER, mas agora, se você mantiver o botão do rato um pouco mais, um quarto de segundo, por padrão, o menu pop-up contextual aparecerá.

Dica 5. Camadas

Não se sinta tentado a criar todos os elementos em uma camada. Organize seus desenhos atribuindo objetos a camadas associadas a uma função ou finalidade específica (por exemplo, incluindo paredes em uma camada e portas em outra).

As camadas permitem:

• Associar objetos de acordo com sua função ou localização.
• Mostrar ou ocultar todos os objetos relacionados em uma única operação.
• Especifique o tipo de linha, sua espessura e outras opções padrão para cada camada.

Para ver como um desenho é organizado, use o comando CAPA e abra o Gerenciador de propriedades de camada. Pode digitar CAPA e CA na janela de comando, mas também pode clicar na ferramenta Propriedades da Camada na guia Página Inicial da faixa de opções.

BÔNUS: Usa muitas referências externas e, portanto, muitas camadas? Incrementa a variável MAXSORT (do valor padrão 1000) para que todas as camadas sejam classificadas corretamente.

Dica 6. Classificar objetos

Determina como os objetos se sobrepõem e a ordem em que eles serão exibidos usando o comando Classificar Objetos. Defina a opção Classificar objetos usando “Anotar na frente” e “Colocar sombreamento atrás”.

Na guia Página Inicial da faixa de opções, clique na lista suspensa no painel Modificar e selecione Classificar objetos (ou use o comando SORTOBJECTS). Escolha uma das opções exibidas, selecione os objetos que deseja modificar e pressione Enter.

Normalmente, desejará exibir e plotar objetos de anotação na frente de outros objetos, além de deixar preenchimentos e sombreadores para trás. Os objetos de cobertura destinam-se a fornecer uma área em branco para adicionar texto sem modificar os objetos abaixo.

Nota: O utilizador pode determinar a ordem dos objetos sobrepostos somente dentro do mesmo espaço (espaço de modelo ou espaço de papel).

2. VISUALIZAÇÃO

Dica 7. Zoom

Siga as instruções depois de usar o comando ZOOM para exibir seu desenho exatamente da maneira desejada. “ZOOM > Tudo” ajusta a ampliação da área de desenho para mostrar todos os objetos visíveis ou limites de desenho especificados com o comando LIMITES. “ZOOM > Extension” mostra a extensão máxima de todos os objetos.

“ZOOM > Dynamic” aplica enquadramento e zoom com um quadro de visualização retangular. O quadro de exibição representa a exibição, que pode ser reduzida ou ampliada e movida ao redor do desenho. Ao alterar a posição e o tamanho do quadro de exibição, executa uma operação de enquadramento ou zoom/zoom para preencher o visor com o modo de exibição do quadro de exibição. Esta opção não está disponível em uma projeção de perspectiva.

EXTRA 1: Se tiver um rato com uma roda, clique duas vezes na roda para ativar a extensão.

EXTRA 2: Use o comando VTENABLE para desativar as transições de exibição suavizadas que ocorrem quando o enquadramento e o zoom são aplicados. Se o valor for definido como 0 (zero), o enquadramento e o zoom, a rotação e o script serão desabilitados.

Dica 8. Mostrar estilos de caminho

Para ver no AutoCAD LT como o desenho ficará quando você imprimi-lo, selecione “Mostrar estilos de plotagem” na caixa de diálogo Configurar página.

O AutoCAD LT exibe os desenhos em cores e, em seguida, converte os dados de desenho em um formato de impressão diferente. Normalmente, você precisa visualizar para ver como o layout ficará quando você plotar, mas você pode alterar isso usando a opção Mostrar estilos de caminho.

Configure a apresentação principal dessa maneira ou crie uma apresentação separada que sirva como uma visualização “direta” e continue trabalhando em sua apresentação colorida clássica, enquadramento e exibição de zoom, rotação e script.

Dica 9. Exibições compartilhadas

Partilhe facilmente os designs dentro e fora da sua empresa utilizando a funcionalidade Vistas Partilhadas, sem enviar os seus ficheiros DWG originais. Em vez de compartilhar um PDF, compartilhe um link que possa ser visualizado e comentado em qualquer navegador.

Evite a prática usual e complicada de publicar e enviar projetos usando arquivos DWF ou PDF. Em vez disso, crie um arquivo visível no AutoCAD LT e distribua-o usando um link de compartilhamento que pode ser visualizado e comentado no navegador de qualquer dispositivo habilitado para Internet. O feedback dos colaboradores no link compartilhado será refletido diretamente no seu produto de desktop AutoCAD LT. O recurso Visualizações compartilhadas está disponível no menu do aplicativo AutoCAD LT em Publicar.

NOTA: As visualizações compartilhadas expiram automaticamente após 30 dias, mas a duração do link pode ser estendida ou cancelada a qualquer momento.

3. OBJETOS

Dica 10. Referências de objeto

Usa referências de objeto (REFENT) para desenhar objetos com precisão em relação a outros objetos no desenho. Por exemplo, você pode usar referências de objeto para criar uma linha do centro de um círculo até o ponto médio de outra linha.

Sempre que um ponto é solicitado, pode especificar uma referência a objetos. Por padrão, passar o rato sobre o local de uma referência de objeto exibe um indicador e uma dica de ferramenta.

Para especificar uma referência a objetos na solicitação de ponto, pode fazer o seguinte:

• Clique com a tecla Shift pressionada para abrir o menu de contexto Referência de objeto.
• Clique com o botão direito do rato e escolha uma referência de objeto no submenu Modificações de referência de objeto.
• Especifique o nome de uma referência de objeto.
• Clique em um botão de referência de objeto na barra de ferramentas Referência de objeto. Essa ação disparará referências a objetos atuais que serão mantidos em todos os comandos subsequentes.

Dica 11. Isolar objetos

Isole um grupo de objetos selecionados para facilitar a edição de desenhos complexos ou ricos em detalhes. A ferramenta Isolar objetos (ISOLATEOBJECTS) oculta temporariamente objetos que não foram selecionados.

Para executar esse comando, acesse o menu de contexto ou digite ISOLATEOBJECTS na linha de comando. Quando terminar de editar ou trabalhar na área limpa do desenho, poderá cancelar o isolamento de objetos e reexibir objetos ocultos usando o comando UNISOLATEOBJECTS ou a opção Encerrar isolamento de objeto no menu de contexto.

EXTRA 1: Em vez de limpar uma área de um desenho com muitos detalhes, oculte objetos com o comando HIDEOBJECTS ou use o menu de contexto para excluir temporariamente os objetos selecionados.

EXTRA 2: Por padrão, os objetos ocultos ou isolados serão temporariamente excluídos na sessão de desenho atual. No entanto, se definir OBJECTISOLATIONMODE como 1, objetos ocultos ou isolados serão preservados de sessão para sessão.

Dica 12. Matrizes associativas

Usa matrizes associativas, nas quais os objetos das matrizes retêm suas relações. Fazer ajustes no local, espaçamento ou padrão de uma matriz é extremamente fácil e muito mais rápido do que alterar a localização de objetos individuais.

Muitos projetos contêm padrões simétricos ou repetíveis. Os Padrões repetíveis, também conhecidos como matrizes, podem ser criados usando o comando MATRIX. As matrizes associativas permitem que crie facilmente padrões retangulares e polares, bem como distribua elementos ao longo de um caminho 2D.

Depois de criar uma matriz associativa, pode executar as seguintes tarefas:

  • Substitua todas as instâncias do objeto original.
  • Substitua ou edite objetos individuais em uma matriz.
  • Atualize o número de elementos em uma matriz e a distância entre eles.

Dica 13. Dimensões

Poupe tempo usando o comando ACOTA para criar uma dimensão após a outra, sem interrupções e sem precisar especificar vários comandos.

Digite ACOTA na linha de comando ou acesse a ferramenta Dimensão, disponível na guia Anotar da faixa de opções. Este comando permite que obtenha resultados diferentes combinando o seguinte:

  • A opção de comando ACOTA que selecionar.
  • O tipo de objeto no qual coloca o cursor.
  • A parte do objeto onde coloca o cursor.
  • O ponto onde faz sua seleção ou clique.
  • A direção em que o cursor se move.

As ferramentas de dimensionamento inteligente também permitem que passe o rato sobre um objeto e visualize a dimensão antes de criá-lo.

EXTRA: Simplifique ainda mais o seu fluxo de trabalho usando o comando ACOTARR para aplicar dimensões a uma série inteira de objetos em uma única operação.

4. MODIFICAÇÕES

Dica 14. Paleta de blocos

Insira blocos de forma mais eficiente com a nova paleta de blocos.

Identifique facilmente os blocos necessários usando ícones de miniaturas que fornecem uma visualização dos blocos disponíveis para inserção.

Os quatro blocos na paleta oferecem acesso rápido para identificar o bloco de que precisa. Pode encontrar blocos do desenho atual, desenhos recentes, um conjunto de seus favoritos ou suas bibliotecas de blocos.

Seja qual for a guia em que trabalhar, ainda terá acesso a todas as opções de inserção que já conhece, como escala, ângulo, rotação e muito mais. Também pode ativar a opção Repetir posicionamento para salvar etapas adicionais.

Dica 15. Blocos dinâmicos

Poupe tempo e reduza o tamanho dos arquivos usando Blocos Dinâmicos. Crie um bloco que possa alterar de forma, tamanho ou configurações com base no uso, em vez de inserir vários blocos estáticos.

Por exemplo, em vez de criar vários blocos para diferentes tipos de tabela e parâmetros de cadeira, crie um bloco de tabela. Uma vez que o bloco é inserido, você pode selecionar o tipo de tabela a qualquer momento. Também é possível definir blocos dinâmicos que podem ser esticados, girados, invertidos e invertidos.

1. Clique na guia Inserir > painel Definição de bloco > Criar bloco.

2. De volta ao desenho, clique duas vezes no bloco e selecione OK na caixa de diálogo Editar Definição de Bloco. O ambiente do Editor de Blocos e a guia da faixa de opções do Editor de Blocos são abertos.

3. Use a paleta Propriedades do Editor de Blocos para adicionar restrições, ações e parâmetros (regras).

Dica 16. Grupo

Use a função Grupo para executar várias operações nos mesmos objetos sem criar um bloco.

Usando o recurso Grupo, pode criar associações de objeto de forma rápida e temporária. Quando os objetos são agrupados, a seleção de um objeto do grupo selecionará todos eles, mas cada objeto pode ser modificado individualmente, ao contrário de um bloco padrão:

1. Selecione o comando Grupo no painel Grupos da guia Página Inicial da faixa de opções ou digite GRUPO na linha de comando.

2. Selecione os objetos que deseja associar e pressione Enter.

3. Mais tarde, quando seleciona qualquer objeto no grupo, todos os objetos agrupados são selecionados. No centro da caixa delimitadora do grupo, uma empunhadura é exibida para fornecer acesso a todas as operações de aderência.

4. Adicione um nome ou descrição ao grupo para facilitar o acesso posterior.

Dica 17. Comparar desenho e histórico de desenho

Identifique as diferenças gráficas entre duas revisões de um desenho usando Comprar DWG. Visualize rapidamente as alterações, localize conflitos, faça verificações de viabilidade e muito mais.

Não terá mais que se preocupar com quaisquer alterações que não sejam aplicadas. Se ativar as nuvens de revisão, suas alterações serão realçadas. Pode passar por cada um deles sistematicamente para garantir que até mesmo o menor detalhe tenha sido levado em conta. Para iniciar uma comparação DWG, vá para a guia Colaborar na faixa de opções ou digite COMPARE na linha de comando.

Também pode salvar seus desenhos em um dos provedores de armazenamento em nuvem da Autodesk para acessar versões anteriores por meio da paleta Histórico de desenhos. Se tiver acesso a um arquivo salvo do OneDrive, Dropbox ou Box, poderá comparar facilmente um desenho com versões anteriores. Isso é muito útil quando várias pessoas estão trabalhando no mesmo desenho.

Os arquivos de desenho DWG salvos com esses provedores de armazenamento em nuvem mantêm suas versões anteriores que agora podem ser acessadas com a nova paleta Histórico de desenhos. Na paleta Histórico de Desenhos, pode escolher qual versão deseja comparar com o desenho atual usando os filtros de data, utilizador ou tempo mínimo entre as versões. Selecionar o botão Comparar inicia automaticamente o recurso Comparar DWG e exibe as diferenças no desenho atual. Também pode importar alterações da sua versão anterior para o desenho atual em tempo real.

5. ANOTAÇÃO

Dica 18. Texto de várias linhas

Use texto de várias linhas (TEXTOM) em vez de texto de uma linha (TEXTO) sempre que possível para obter flexibilidade ao editar texto.

Pode criar vários parágrafos de texto como um único objeto de texto de várias linhas (TEXTM). Com o editor interno, pode formatar a aparência, as colunas e os limites do texto.

Na faixa de opções, selecione Anotar > Texto de Várias Linhas (em vez de Texto de Uma Linha) ou use o comando TEXTM.

Dica 19. Corretor ortográfico

Evite erros de ortografia que podem deixá-lo em evidência usando o comando corretor ortográfico (SPELLING). Outras opções permitirão que verifique tudo: apenas o espaço e a apresentação, ou os objetos selecionados.

O comando ORTOGRAFIA está disponível no painel Texto da guia Anotar da faixa de opções. Também pode digitá-lo na linha de comando. Este comando abre a caixa de diálogo Ortografia. Clique no botão Parâmetros. Isso permite que você selecione as opções que serão aplicadas durante a verificação.

EXTRA: Uma das principais funções dessa caixa de diálogo é a capacidade de criar e atualizar um dicionário personalizado. Pode ser muito útil para a terminologia de um determinado setor que pode não ser incluído em um dicionário comum.

Dica 20. Localizar e substituir

Precisa fazer correções ortográficas ou renomear certos elementos? Assim como o seu processador de texto favorito, o AutoCAD LT facilita a localização e a substituição de palavras.

Para começar, vá para o campo Localizar Texto na faixa de opções ou digite LOCALIZAR na linha de comando. Pode escolher a seção onde deseja executar a verificação ortográfica, assim como com o corretor ortográfico. Além disso, há um ícone de expansão na caixa de diálogo que exibirá opções de pesquisa adicionais e mais controles sobre o tipo de objetos de texto incluídos.

EXTRA: Melhora ainda mais a busca por palavras com caracteres curinga. Caracteres como *, @, ? e ~ em vez de um ou mais caracteres em uma cadeia de texto como esta, trabalhará mais rápido.

Dica 21. Calculadora rápida

Quer fazer cálculos diretamente no seu desenho? Use a Calculadora rápida para executar cálculos no ambiente de desenho do AutoCAD LT. O valor obtido pode ser enviado diretamente para a solicitação atual do comando em andamento.

No AutoCAD LT, os valores geométricos, como a distância ou a medição angular, geralmente são necessários para desenhar um objeto. Na maioria dos casos, provavelmente sabe a distância ou o ângulo necessário para desenhar um objeto, mas haverá momentos em que não saberá esses valores e precisará calculá-los.
Digite QC na linha de comando ou clique na ferramenta Calculadora Rápida no painel Utilitários da guia Página Inicial.

EXTRA: Para usar a calculadora rápida ao usar outro comando, clique com o botão direito do rato para exibir o menu de contexto; Em seguida, selecione a Calculadora Rápida. A calculadora será exibida sem interromper o comando atual.

Dica 22. Monitor de Anotações

Certifique-se de que as dimensões associativas ainda pertençam à sua geometria correspondente com o Monitor de Anotações.

Pode configurar o AutoCAD LT para informá-lo quando uma das dimensões se desprender de sua geometria.
Quando ativa ou desabilita o recurso na Barra de status, o AutoCAD LT exibe um pequeno ponto de exclamação amarelo indicando que a dimensão não está mais associada aos objetos.

Clique no sinal para exibir um menu de contexto com opções para excluir a dimensão ou reassociá-la ao objeto.

6. GESTÃO DE DADOS

Dica 23. Referências externas

Insere qualquer arquivo de desenho como uma referência externa (refX). As alterações feitas no desenho referenciado são refletidas automaticamente no desenho atual quando o abre ou recarrega.

Abra a paleta Referências Externas com o comando REFX e selecione o ícone DWG para vincular arquivos. As refXs vinculadas são vinculadas a outro desenho, mas não são realmente inseridas nele.
Ao vincular uma refX, o tipo de caminho padrão será definido como relativo para evitar que refXs sejam quebrados no futuro. Se tiver referências relativas no desenho atual e salvá-lo em outro local, o AutoCAD LT solicitará que atualize os caminhos relativos.

EXTRA 1: Se quiser localizar uma referência externa em um desenho complexo, selecione um item na paleta Referências Externas para realçar todas as ocorrências visíveis no desenho. Como alternativa, pode selecionar uma referência externa no desenho para realçar seu nome na paleta Referências Externas.

EXTRA 2: Para editar uma refX, selecione-a, clique com o botão direito do mouse e selecione Abrir refX ou Editar refX no local.

Dica 24. eTransmit

Ao compartilhar arquivos DWG contendo refX com outras pessoas, crie pacotes de desenho e arquivos relacionados e envie-os com o eTransmit.

Isso impedirá que os links sejam quebrados e outros erros ocorram quando outra pessoa abrir seus arquivos. Os links refX serão quebrados quando compartilhar o arquivo com outras pessoas, uma vez que essas pessoas não têm os arquivos referenciados.

Para criar um pacote de transferência em uma pasta, clique no menu Aplicativo > Publicar > eTransmitir ou use o comando ETRANSMIT. A caixa de diálogo Preparar Transferência é exibida com as opções que ela contém.

Quando seleciona um conjunto de arquivos de desenho em um pacote de transferência, ele inclui automaticamente todos os arquivos dependentes relacionados, como referências externas e arquivos de fonte.

Dica 25. Importação de PDF

Importe geometrias, preenchimentos, imagens raster e texto TrueType de um arquivo PDF para o desenho atual usando a opção Importação de PDF.

O PDF é o formato de arquivo usual para a troca de informações de design entre designers, empreiteiros, clientes, etc. Use o comando PDFIMPORT para importar a geometria de uma página PDF para o desenho atual como objetos do AutoCAD. Também pode acessar a opção Importação de PDF na guia Inserir da faixa de opções.

Em seguida, clique no painel Importar > PDF. Depois de selecionar um arquivo PDF, use a caixa de diálogo Importar PDF para personalizar a importação.

EXTRA: Se o PDF contiver fontes .shx do AutoCAD, use a ferramenta Reconhecer texto SHX para converter fontes em objetos TextM de linha única. A ferramenta está no painel Importar da guia Inserir.

Dica 26. Gerenciador de Conjunto de Projetos

Ajude sua equipa a cumprir os prazos com o avançado Gerenciador de conjuntos de projetos do AutoCAD LT. Organize e mantenha suas apresentações de desenho, caminhos de arquivo e dados do projeto em um só lugar, acessíveis a todos em sua equipa.

O Gerenciador de Conjunto de Projetosos não apenas funciona como um sistema de gerenciamento de arquivos para seus planos de layout, mas também gerencia exibições salvas em layouts e espaço de modelo. Pode publicar facilmente um conjunto inteiro ou parte dele, bem como definir e atualizar informações de caixa de correio e texto explicativo usando a opção Campos. Começar é fácil com o Assistente de Conjunto de Desenhos, disponível na seção Novo do Menu do Aplicativo.

EXTRA: Os gerentes de CAD e outros profissionais reduzirão significativamente o tempo necessário para entregar arquivos após um projeto usando o eTransmit diretamente do Gerenciador de Conjuntos de Projetos.

7. ECOSSISTEMA

Dica 27. AutoCAD LT na Web

Se não tiver acesso à sua estação de trabalho do escritório, poderá sair de problemas instantaneamente com a versão Web do AutoCAD. Basta acessar no aplicativo a partir do navegador Google Chrome. Não há necessidade de baixar ou instalar nada.

Faça login no aplicativo com sua ID da Autodesk (a mesma que sua subscrição do AutoCAD LT). Para salvar facilmente um desenho da sua área de trabalho nos aplicativos da Web ou móveis do AutoCAD LT, selecione “Salvar na versão móvel e na Web” no comando Salvar como no menu do aplicativo de desktop do AutoCAD LT. Por outro lado, se você selecionar “Abrir a partir da versão web e móvel” na opção Abrir do menu do aplicativo, você terá acesso aos desenhos mais recentes criados ou editados nos aplicativos web ou móveis do AutoCAD LT.

EXTRA: Aproveite um recurso familiar da versão desktop do AutoCAD LT: a linha de comando.

Dica 28. AutoCAD LT em um dispositivo móvel

Faça mudanças em tempo real e impressione seus clientes sem ter que transportar cianotipos pesados para a instalação. Da próxima vez que você tiver que rolar e precisar de acesso imediato aos desenhos mais recentes, use seu dispositivo móvel para visualizar, editar, criar e compartilhar arquivos DWG.

Só precisa baixar o aplicativo AutoCAD no seu telemóvel, na loja de aplicativos do dispositivo. Faça login no aplicativo com sua ID da Autodesk (a mesma que sua subscrição do AutoCAD LT). Acesse desenhos de uma conta gratuita de armazenamento na nuvem da Autodesk ou outro serviço semelhante, como o Google Drive, Dropbox ou OneDrive.

EXTRA: O aplicativo móvel AutoCAD pode ser conectado diretamente a um dispositivo Leica TDISTO . Crie uma linha em seu desenho, faça uma medição com a Leica DISTO e o comprimento será atualizado automaticamente.

8. AUTOMAÇÃO E COLABORAÇÃO

Dica 29. Recontagem

Poupe tempo e reduza seus erros para evitar erros de cálculo em peças ou ordenar quantidades incorretas com a função Contar.
Automatizar a contagem de blocos ou a geometria economiza tempo e reduz o número de erros. Agora pode evitar fazer cálculos errados em peças ou encomendar quantidades incorretas.

O recurso Contagem fornece resultados de contagem visual e mais controle sobre os critérios de contagem. É muito fácil especificar um único bloco ou objeto no espaço do modelo para contar suas instâncias. Também pode usar a paleta Contar para exibir e gerenciar os blocos contados no desenho atual. As contagens podem ser realizadas ao longo do desenho ou em áreas específicas.

Eles também podem ser exportados para Tabelas Dinâmicas que são facilmente atualizadas.

Dica 30. Compartilhar arquivos de desenho

Colabore com segurança em projetos com Compartilhar Visualizações ou Compartilhar (Desenho) sem transferir os arquivos DWG originais.
Evite a prática usual e complicada de publicar e enviar designs por e-mail na forma de arquivos DWF ou PDF. Com as Visualizações compartilhadas do AutoCAD LT, pode criar um arquivo visível e distribuí-lo usando um link de compartilhamento que pode ser visualizado e comentado no navegador de qualquer dispositivo habilitado para Internet. O feedback dos colaboradores no link compartilhado será refletido diretamente no seu produto de desktop AutoCAD LT.

Também pode compartilhar o desenho inteiro com o comando Compartilhar. Pode criar um link para qualquer pessoa com quem compartilhá-lo para abrir no AutoCAD na Web e em dispositivos móveis. O arquivo compartilhado inclui todos os arquivos dependentes relacionados, como refXs e arquivos de fonte. Pode escolher entre dois níveis de permissão para destinatários: Exibir somente e Editar e salvar uma cópia.

Dica 31. Traço

Colabore em alterações de desenho de vários colaboradores do AutoCAD LT para desktop, Web ou dispositivos móveis usando o comando Traçado.

Colabore de forma segura com sua equipa e colaboradores externos adicionando a poderosa funcionalidade Traçado ao seu fluxo de trabalho.

Não terá mais que se preocupar com o seu desenho sendo alterado e, além disso, terá o poder de criar, adicionar ou contribuir para os traços. Pense em um traçado como um papel vegetal virtual colocado sobre o desenho, permitindo que os colaboradores adicionem comentários diretamente ao desenho. Os utilizadores podem visualizar, editar traçados existentes ou contribuir para os seus próprios.

Dica 32. Janelas flutuantes

Melhore sua eficiência e poupe recursos valiosos do sistema com o Windows Flutuante.

É um dos muitos utilizadores que precisam fazer referência a outro desenho enquanto trabalham no seu? Talvez tenha aberto uma segunda sessão (ou mais) do AutoCAD LT para exibir seu arquivo de referência em um segundo monitor? Talvez só precise alternar entre diferentes guias de arquivos em uma única sessão.

O que pode fazer é arrastar a guia do arquivo para fora da janela do aplicativo AutoCAD LT para transformá-la em uma janela flutuante. A janela flutuante ainda tem sua própria linha de comando para ajudá-lo a melhorar sua produtividade.

9. MENTALIDADE

Dica 33. Cometa erros

Não tenha medo de explorar o AutoCAD LT e cometer erros. Quanto mais cometer, mais bem preparado estará para usar o software.

Para experimentar, o AutoCAD LT oferece inúmeras opções para corrigir erros:

• UNDO (ou H) substitui o efeito de um comando. Se você especificar o número de operações anteriores que deseja desfazer, não será necessário selecionar o comando várias vezes.
• DELETE remove objetos selecionados de um desenho.
• UY restaura objetos que foram excluídos com o comando CLEAR.
• CLEAN remove elementos não utilizados, como definições de blocos e camadas, do desenho.
• REMOVER excesso remove linhas, polilinhas e arcos duplicados ou sobrepostos e combina elementos parcialmente sobrepostos ou contíguos.

Eles também podem ser exportados para Tabelas Dinâmicas que são facilmente atualizadas.

Dica 34. Faça o que acha que é certo

Não há uma maneira certa ou errada de usar o AutoCAD LT. Provavelmente existem dez ou mais maneiras de realizar qualquer tarefa. Embora alguns procedimentos sejam mais eficazes do que outros, use o que é mais fácil para você.

Estamos aqui para ajudar. Revise os seguintes recursos:

  • O site de AutoCAD LT.
  • O site de Formações e Eventos.
  • No nosso Blog encontre artigos, documentação, tutoriais da Autodesk e comparações de produtos, notícias importantes e muito mais.

Subscreva o novo AutoCAD LT

Explore as mais recentes funcionalidades no software de CAD 2D, AutoCAD LT®, incluindo DWG™ Compare, vistas partilhadas e melhorias nos gráficos 2D e na interface de utilizador.

Para aconselhamento entre em contato connosco:

Sobre o Autor:

Este artigo foi possível graças a diversos utilizadores do AutoCAD, incluindo a comunidade do AutoCAD no Facebook, Frank Mayfield, Donnie Gladfelter e muitos outros.

Compartilhe este conteúdo