Design generativo aplicado ao Fabrico:

Autodesk Fusion 360.

O que é o Design Generativo?

O design generativo é um processo baseado em inteligência artificial que serve para gerar vários resultados de modelos 3D a partir de uma série de parâmetros predefinidos. Em outras palavras, o design generativo aplicado ao fabrico não deixa pontas soltas e explora todas as combinações possíveis para mostrar todas as soluções possíveis.

Graças ao poder da nuvem e do aprendizagem da máquina, o processo do design à-produção é acelerado drasticamente. Com este método, os resultados são otimizados em termos de custos, materiais e técnicas de fabrico, atingindo o tempo de produção e comercialização com mais rapidez.

Diseño generativo

Vantagens do Design Generativo aplicado ao Fabrico

O principal benefício do design generativo aplicado ao fabrico é que os profissionais podem chegar a soluções viáveis ​​em um curto período de tempo. Se não fosse com este software, poderia levar meses para avaliar todos os parâmetros, encontrar a combinação certa e concluir o seu projeto.

Vejamos algumas das vantagens específicas do design generativo:

  • Materiais leves. Graças ao design generativo, é possível identificar rapidamente soluções para minimizar o uso de elementos e materiais de massa, mantendo os padrões de desempenho, respondendo aos objetivos do projeto e respeitando as restrições de engenharia.
  • Impacto no desempenho. Outra vantagem é a avaliação de diversos métodos de fabrico para chegar às soluções que precisam de ser melhoradas, otimizando assim a durabilidade dos produtos e eliminando áreas de fragilidade.
  • Consolidação de peças. O design generativo oferece uma ampla gama de soluções de design que permitem que vários componentes sejam integrados em peças sólidas, reduzindo os custos de montagem e, assim, otimizando a cadeia de fornecedores.
  • Sustentabilidade. Graças ao design generativo, o cumprimento das metas de sustentabilidade é garantido. Os produtos são otimizados reduzindo o desperdício de produção e selecionando os materiais mais sustentáveis.

Para que serve o Autodesk Fusion 360 e a que setores se destina?

O Autodesk Fusion 360 é um software CAD/CAM/CAE baseado na nuvem para desenvolvimento colaborativo de produtos.

Seus usos são múltiplos:

  • Modelação e design 3D
  • Fabrico
  • Elétrico
  • Simulação
  • Design Generativo
  • Documentação
  • Colaboração

O design generativo aplicado ao fabrico é usado numa ampla variedade de setores: da arte à arquitetura e ao design de produtos. Graças ao design generativo, os profissionais destes setores são capazes de ver, em modelos CAD, os múltiplos resultados que um projeto pode ter em questão de minutos.

Aqui estão alguns exemplos dos setores em que o Fusion 360 é a ferramenta ideal para melhorar a eficiência:

  • Máquinas: neste setor, o Fusion 360 melhora a automação da programação, proporcionando maior controle sobre a máquina e seus processos.
  • Engenharia mecânica: no Fusion 360 todos os processos estão interligados, o que o torna uma ferramenta ideal para trabalhar em uma plataforma de desenvolvimento de produto.
  • Design industrial: esta indústria usa o Fusion 360 principalmente por seus poderosos recursos de design simplificado, como o design generativo. Também é uma ferramenta recomendada para simulações, design e modelação 3D.
  • Engenharia Eletrônica: O Fusion 360 oferece ferramentas abrangentes para desenho eletrónica e PCB.

O Design Generativo está mudando o Fabrico aditivo?

Por todas as vantagens em termos de melhoria de desempenho e eficiência que expusemos, o projeto generativo está mudando o processo de projeto nos setores de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e PDM (Desenvolvimento de Produto e Fabrico).

Graças a inovações como esta, os profissionais de cada setor podem agora enfrentar desafios que antes pareciam impossíveis e encontrar soluções de design para cada caso particular.

No fabrico aditivo, onde cada processo de fabrico está vinculado a uma técnica de projeto específica, o design generativo tem um grande impacto. Graças à sua transversalidade em todas as etapas do projeto, permite controlar cada processo de fabrico desde o primeiro momento do projeto, melhorando assim o desempenho e a eficiência do modelo de fabrico aditivo.

Quer conhecer as ferramentas para design generativo?

Para aconselhamento, entre em contato connosco:

CONTATAR

Se preferir, consulte um revendedor autorizado da Autodesk:

AUTODESK FUSION 360 ▷

Sobre o Autor:

Compartilhe este conteúdo

Entradas recentes