O AutoCAD LT vs o Sketchup:

A melhor comparação para facilitar a sua escolha.

Diferenças entre o AutoCAD LT e o SketchUp

Do ponto de vista de um profissional que conhece ambos os programas de projeto, esse tipo de pergunta muitas vezes é difícil de responder, especialmente porque cada produto tem as suas especificações e funções e será mais adequado para um ou outro projeto. Portanto, as principais diferenças e características de ambos são definidas abaixo, de modo que cada utilizador possa identificar o melhor programa de projeto, dependendo das necessidades específicas para esse projeto.

autocad lt 2020

O AutoCAD LT, CAD online na Nuvem e móvel.

O AutoCAD LT

O AutoCAD LT é a versão “reduzida” do AutoCAD e oferece um conjunto de funções surpreendentemente variadas como um programa para projeto de arquitetura de 2D. Com exceção do desenho 3D, o AutoCAD LT possui um sistema completo de desenho que permite colaborar e trabalhar com os utilizadores do AutoCAD na sua versão completa. A grande diferençã do AutoCAD LT é que é efetivamente utilizado num ambiente de desenho 2D, sendo um software ideal para o desenho tradicional.

«O AutoCAD LT é usado de forma efetiva num ambiente de desenho 2D, sendo um software ideal para o desenho tradicional»

O AutoCAD LT pode ser usado para projetos realmente complexos na forma de planos, cortes alçados, blocos, etc. Também pode abrir desenhos de CAD de outras disciplinas e fazer as correções e revisões necessárias.

Para os profissionais de projeto, pode modelar qualquer projeto e descobrir defeitos ou incompatibilidades do sistema no AutoCAD, antes de decidir quais componentes especificar para continuar projetando, fazendo que os utilizadores economizem tempo e dinheiro.

autocad lt planos

O AutoCAD LT, opção de exibição compartilhada.

A versão 2019 trouxe muitas novas funcionalidades como o aplicativo web melhorado e o aplicativo móvel. A Autodesk lançou recentemente a versão 2020, com novos recursos.

O software de desenho 2D favorito de muitos profissionais, é vendido sob o modelo de subscrição (pagamento por uso) e está disponível para subscrições de 1 ano ou de 3 anos.

As licenças perpétuas dos programas da Autodesk foram descontinuadas em 2016. Atualmente, os utilizadores com subscrição são obrigados a renovar as suas licenças após o vencimento, para continuar a trabalhar com o software. Além disso, o AutoCAD LT, ao contrário de seu irmão mais velho , o AutoCAD, é um programa de utilizador único, ou seja, uma subscrição – um utilizador, que pode ser instalado em até três computadores diferentes, mas em nenhum caso pode ser criada mais de uma conta.

O SketchUp

Quanto ao SketchUp, anteriormente conhecido como Google SketchUp e finalmente vendido para a Trimble em 2012, é um software de modelação 3D muito fácil de usar, que possui múltiplas ferramentas de trabalho que facilitam o desenho de objetos, economizando tempo e dinheiro, desde logo não é necessário estudar muito o seu funcionamento para poder manejá-lo com facilidade.

SketchUp blog vs AutoCAD LT

SketchUp 2018

o SketchUp é ideal para modelar objetos 3D para fins de pesquisa ou modelos preliminares que tenham uma forma relativamente simples e colorida. É um programa que pode ser aprendido sem muitas horas de dedicação. A versão paga, o SketchUp Pro, oferece uma gama de ferramentas mais completa do que a sua versão gratuita, como opções de exportação e importação. O aspeto que diferenciaria este programa é que sua metodologia parte da modelação de volumes, criando esboços preliminares de um projeto, a partir do modelo tridimensional.

“O que diferencia o SketchUp é que parte do desenho com volumes, criando esboços preliminares de um projeto, a partir do modelo tridimensional”

No SketchUp é importante notar que só permite trabalhar com pequenas áreas, pelo que o trabalho de grandes estruturas ou infraestruturas é muito trabalhoso, e depende de um computador com potentes recursos para tirar o máximo partido das suas ferramentas e potencialidades. Caso contrário, o processo de modelação do objeto é bastante lento e difícil de trabalhar, em comparação com o AutoCAD LT.

Gráfico comparativo entre o AutoCAD LT e o SketchUp

Gráfico comparativo das principais funcionalidades e ferramentas do AutoCAD LT e SketchUp.

Se quiséssemos fazer a comparação com a versão completa do AutoCAD para poder comparar dois produtos que funcionam em 3D, començaríamos referindo que o AutoCAD inclui conjuntos de ferramentas especializadas, desde a última versão lançada em 2018, agora conhecida como “ AutoCAD Only One “. Essas ferramentas especializadas incluem, entre outras, o AutoCAD Mechanical, AutoCAD Architecture, AutoCAD Electrical e o AutoCAD Map 3D. Assim, a nova versão do AutoCAD inclui conjuntos de ferramentas especializadas para áreas de desenho de arquitetura, mecânico e elétrico, e o seu preço ultrapassa os € 1.500.

A popularidade dos produtos do fabricante Autodesk coloca o AutoCAD LT num lugar privilegiado, em relação aos demais produtos de outras empresas, sendo hoje, um dos produtos de desenho 2D mais utilizados por profissionais do setor de arquitetura.

A facilidade de uso proporcionada pelos programas SketchUp e a possibilidade de fazer esboços tridimensionais, oferece aos profissionais a oportunidade de trabalhar em projetos com ambos os programas, fazendo um plano 2D com grande precisão no AutoCAD LT , e posteriormente exportando o arquivo em “.Dwg ” para o SketchUp e fazer um esboço tridimensional, para obter uma proposta muito mais visual e comercial. Mas o ideal em um ambiente profissional, e dada a possibilidade de trabalhar também com softwares do mesmo fabricante, seria melhor fazê-lo em AutoCAD, completando o processo em 3D.

Nota legal: SketchUp é uma marca registrada da Trimble. AutoCAD LT é uma marca registrada da Autodesk, Inc. e / ou suas subsidiárias e / ou afiliadas nos Estados Unidos e / ou outros países. Todas as outras marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.

Está pronto para utilizar o Programa de 2D e 3D?

Para aconselhamento, entre em contato com um revendedor da Autodesk:

AutoCAD LT

Ou entre em contato connosco:

CONTATAR

Sobre o Autor:

Compartilhe este conteúdo

Entradas recentes